DPE/MA faz roda de conversa do projeto “Eu e Ela” voltada para famílias de internos do sistema prisional sobre violência contra a mulher

    Dando continuidade às atividades do “Eu e Ela: repensando o gênero”, a equipe multiprofissional do projeto da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) esteve nesta quinta-feira (26) na Supervisão de Assistência às Famílias (SAF), que é ligada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/MA), para uma importante roda de conversa.

    “Tivemos um momento com os familiares dos custodiados, onde foi debatido sobre a violência de gênero. Esse encontro também teve como objetivo, fazer com que essas pessoas atuem como multiplicadores, junto à comunidade, sobre esse tema que é tão importante: que é combate à violência contra a mulher”, avalia a defensora pública Maiele Morais.

    Em um momento de acolhimento, escuta e reflexão, a defensora pública Maiele Morais, integrantes da equipe e a supervisora de assistência às famílias da SEAP/MA, Luciana Maciel, conversaram com familiares de internos do sistema prisional sobre bem-estar e as instruíram quanto ao combate à violência de gênero.

    “Colocamos vários temas para reflexão, no âmbito feminino. Esse momento foi muito especial, trabalhado com as visitantes, com mulheres que vêm até a nossa supervisão, a fim de que preste assistência aos seus familiares, normalmente homens que estão nas unidades prisionais. Foi falado a respeito da importância desse posicionamento feminino, no que diz respeito à violência, ao bem-estar. Esta é uma parceria que tem dado bons resultados e a gente sempre está junto à DPE/MA, contribuindo no desenvolvimento destes assuntos tão válidos no sistema prisional”, afirma a supervisora de assistência às famílias, Luciana Maciel.

    Durante o bate-papo com as mulheres, as psicólogas Patrícia Oliveira e Elzanira Silva, e a assistente social Jordânia Froes, que fazem parte da iniciativa, reforçaram que é preciso olhar para dentro e perceber – principalmente nos processos de crise – quando é a hora de pedir ajuda e falaram também sobre a campanha Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental.

    A ideia do “Eu e Ela”, projeto que conta com recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça, é promover a reeducação de gênero no ambiente prisional, no atendimento dos apenados, de suas famílias, bem como das vítimas de todo o tipo de violência.

    Também participaram da atividade na SAF os estagiários de Psicologia, João Belchior e Clarice Nascimento, e de Serviço Social, Isabel Barros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up