DPE INSPECIONA CASAS DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS JUNTO À REDE DE PROTEÇÃO

    Uma força-tarefa envolvendo a Defensoria Pública do Estado e diversos órgãos da Rede de Proteção à Pessoa Idosa no Maranhão se reuniu na manhã desta quarta-feira (25) para cumprir uma missão fundamental na garantia de direitos desse público. Em pauta, uma inspeção conjunta nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), públicas e privadas, em funcionamento na capital maranhense.

    Seguindo o planejamento elaborado pela Rede, o primeiro a receber a visita foi o ILPI Solar do Outono, localizado no conjunto Cohab Anil I. Na entrada, o diretor da Casa recebeu todos os representantes das organizações e das entidades envolvidas e guiou o grupo pelas instalações, apresentando a estrutura física e, também, a execução de uma gestão híbrida, ou seja, formada tanto pela assistência social quanto pela saúde.

    “Esse é um trabalho que a gente realiza de modo rotineiro, como forma de prevenir situações que deixem essas pessoas ainda mais vulneráveis. Nós visitamos ILPI’s  públicas e privadas, na capital e em outras cidades do estado”, enfatizou Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi-DPE/MA).

    “Periodicamente, nós nos reunimos com esses órgãos que compõem a Rede de Proteção para pensar estratégias em conjunto, no fortalecimento dessas garantias. Infelizmente, hoje a única ILPI pública da rede estadual é o Solar do Outono. A gente se mantém nessa luta pela expansão dessa rede, para que outras macrorregiões tenham acesso a esse serviço também”, destacou o defensor público Cosmo Sobral, titular do Núcleo de Defesa do Idoso.

    Com capacidade para receber e manter 40 idosos simultaneamente, a ILPI Solar do Outono hoje cuida de 39 pessoas, sendo 20 homens e 19 mulheres. “A grande maioria dos nossos idosos já está no chamado grau 3, ou seja, são pessoas que vivem acamadas, precisam de cuidados especializados e acompanhamento integral”, comentou Sandro Glécio Silva, diretor da ILPI e, também, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima).

    Atualmente, o Maranhão conta com 20 ILPI’s, sendo apenas 4 da rede pública. Juntas, essas instituições oferecem 438 vagas, número considerado ainda insatisfatório. “Só o Solar do Outono tem, em média, 19 pessoas na fila de espera por um vaga. O ideal seria a criação imediata de, pelo menos, 50 novas vagas para equalizar essa demanda no Maranhão. Por isso, essa visita é muito salutar. A nossa Rede aqui no Maranhão é fortalecida, estamos de mãos dadas por essa missão”, concluiu Glécio Sandro Silva.

    A expectativa dos órgãos que compõem a Rede de Proteção à Pessoa Idosa é que a visita realizada na ILPI estadual resulte em relatórios que, além de apontar possíveis melhorias, também sejam utilizados como referência na criação de novos espaços.

    Da DPE/MA, participaram: os defensores públicos Cosmo Sobral (Núcleo de Defesa do Idoso) e Fábio Magalhães (Vara do Idoso); a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, e a assistente social, estagiária de pós-graduação do Ciapvi, Jainara Alves. Além da DPE, também marcaram presença: o Ministério Público Estadual, com a 16ª Promotoria Especializada do Idoso; e os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up