Com a presença do governador Brandão, defensor-geral reinaugura núcleo de Bacabal, anunciando outras 50 entregas neste ano

    O defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, inaugurou, nesta terça-feira (17), as novas instalações do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) em Bacabal. A solenidade de entrega da unidade, que é a primeira de uma série de inaugurações previstas no plano de expansão institucional da atual gestão da DPE/MA, contou com a participação do governador do Maranhão Carlos Brandão, dentre outras autoridades.

    Há mais de 20 anos, a Defensoria Pública está presente no município de Bacabal, um dos maiores do estado. E, a partir desta terça, passou a funcionar na Av. Getúlio Vargas, Nº 509, Centro. O novo prédio do Núcleo Regional de Bacabal conta uma estrutura ampla e moderna. São mais de 400 metros quadrados com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo um ambiente muito mais confortável para os assistidos da instituição e para a equipe da Defensoria.

    Além dos bacabalenses, o núcleo também atende aos moradores dos termos judiciários de Bom Lugar, Conceição do Lago Açu e Lago Verde. Ao todo, o núcleo regional assiste mais de 100 mil pessoas, considerando a população de todos os municípios da comarca.

    Expansão - De acordo com o defensor-geral do Estado, essa foi a primeira de 50 entregas que serão realizadas neste ano pela Defensoria. “Esse é um dia de muita alegria por várias razões. Primeiro, por que esta inauguração é o pontapé inicial para a entrega de 26 núcleos e 25 salas de atendimento em termos judiciários que faremos neste ano. Segundo, porque estamos juntos do governador Carlos Brandão que tem sido um grande apoiador da Defensoria desde que era vice e que contribuiu muito para que a DPE/MA fosse uma das que mais cresceu nos últimos anos. Terceiro, porque sairemos daqui certos que vamos transformar a DPE/MA na mais importante Defensoria do Brasil”, pontuou Gabriel Furtado.

    O governador Carlos Brandão, que acompanhou o processo de implantação da Defensoria no estado há mais de 20 anos, destacou a relevância da DPE/MA para a população. “Acompanho essa instituição desde 2001, enquanto era chefe da Casa Civil, e sei da importância da Defensoria e do trabalho dos defensores. Sei da importância do serviço público jurídico gratuito para uma pessoa que não tem dinheiro e não pode contratar um advogado. Aqui é a casa onde ela vai poder procurar atendimento e resolver as situações dela”, afirmou.

    A comitiva da Defensoria Pública, em Bacabal, foi formada também pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, o corregedor-geral da DPE/MA, Aldy Mello Filho, o diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, Alberto Bastos, e o corregedor da DPE na gestão 2020-2022, Idelválter Nunes da Silva.

    A 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques agradeceu ao governador pelo apoio no projeto de expansão institucional da DPE/MA. “Nós rodamos o Brasil todo e vemos que o Maranhão se destaca por ter o apoio do Governo para seguir avançando. Nos sentimos muito acolhidos. Por isso, estamos confiantes que a Defensoria Pública do Estado do Maranhão se tornará a mais forte de todo o Brasil”, ressaltou.

    Estrutura - Para o defensor público Marcelo Jorge Martins, que coordena as atividades no Núcleo Regional de Bacabal, a entrega das novas instalações é uma grande conquista para a população. “A atual gestão da DPE está de parabéns. Quem ganha com isso não somos nós, mas os assistidos, destinatários dos nossos serviços que terão um espaço mais confortável e amplo”, disse o defensor público, cuja opinião é compartilhada com os demais colegas do núcleo, Aldo Pacheco, Beatriz Fazzi, Davi Lucena e Tácito Coaracy.

    A inauguração contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, que sinalizou para o fortalecimento da parceria entre o Município e o Núcleo Regional da DPE em Bacabal, dos deputados em exercício Rafael Leitoa (estadual) e André Fufuca (federal) e dos deputados estaduais eleitos Davi Brandão e Florêncio Neto, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up