DPE/MA leva atendimento jurídico, saúde e educação ambiental à Península do Ipase durante ação e posse popular de ouvidora-geral

    Mais de 100 atendimentos foram realizados no último sábado (14), na região da Península do Ipase, durante a primeira ação social da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) neste ano. Na ocasião, o defensor-geral Gabriel Furtado também deu posse à ouvidora-geral, Fabíola Diniz.

    À comunidade, foram oferecidos atendimentos jurídicos gratuitos, vacinação, consultas de várias especialidades médicas, cuidados de beleza e estética, além de atividades com foco na educação ambiental, como rodas de conversa, oficinas de artesanato, pintura e contação de histórias, desenvolvidas por equipe do Parque Ambiental da Alumar.

    Parceiro da DPE/MA, o Instituto Irmã Dilce Coelho (IIDC) deu suporte na realização da ação social e participou ativamente de cerimônia de posse popular de Fabíola Diniz. Durante a solenidade, membros do IIDC realizaram apresentações do coral de mulheres “Canta Comunidade” e de teatro infantil, que fez declamação dos direitos da criança.

    Reconduzida ao cargo para o biênio 2022-2024, Fabíola será, mais uma vez, a representante que fortalecerá o elo entre a Defensoria Pública do Maranhão e a sociedade civil organizada.

    “Eu me comprometo em contribuir para a promoção e equidade de serviços, sempre atuando com transparência e priorizando o crescimento da instituição. Pretendo desempenhar uma gestão participativa e, sempre que possível, me fazer presente nas comunidades e onde temos núcleos regionais”, reforçou a ouvidora-geral da DPE/MA em seu discurso.

    O defensor-geral destacou os méritos da conquista alcançada pela ouvidora. “A Fabíola conseguiu um recorde de votos na história da Ouvidoria da Defensoria no Maranhão, foram mais de 100 instituições votantes. Isso só mostra o crescimento da Ouvidoria e também o crescimento do trabalho da Fabíola nestes últimos anos”, enfatizou Gabriel Furtado.

    Ao final das atividades, representantes de instituições da sociedade civil organizada receberam certificados decorrentes da participação no processo eleitoral da Ouvidoria Geral e dos trabalhos desenvolvidos em defesa dos Direitos Humanos.

    A programação contou com a presença de diversas autoridades, como o corregedor-geral da DPE/MA, Aldy Mello Filho, a secretária de Estado de Relações Institucionais, Silvia Ferreira, a procuradora de justiça e ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Marilea Campos, a ouvidora da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Elivânia Estrela Aires, o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), Cristiano Matos, o Relações Governamentais e Sustentabilidade da Alumar, Flávio Lima, e Patrick Sousa, que representou o ouvidor-geral do Estado, Daniel Barros.

    “O Ministério Público é um parceiro da Ouvidoria e também está engajado nas causas sociais; não poderíamos deixar de prestigiar a programação. O Maranhão está de parabéns, com novas tratativas. Nós só temos que agradecer o convite do defensor-geral Gabriel Furtado”, avaliou a ouvidora do MPMA em exercício, Marilea Costa.

    Ação social - Para garantir os atendimentos jurídicos, realizados no ônibus da DPE/MA, atuaram a defensora pública Débora Alcântara, os defensores públicos Audísio Cavalcante e Erick Reis, com o auxílio de assessores e estagiários.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up