Defensoria Pública visita ilhas na comunidade do Coqueiro para atender e sensibilizar moradores para ação da Carreta dos Direitos

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou, nesta segunda-feira, visita a moradores de ilhas que compõem a comunidade do Coqueiro, na Zona Rural de São Luís, para alinhar estratégias na execução da ação da Carreta dos Direitos, bem como prestar atendimentos diversos na região. 

    Durante a incursão, foram feitos quase 200 atendimentos, ocasião em que representantes da instituição dialogaram com moradores das ilhas do Amapá, de Jacamin, do Portinho, Embaubal e ilha Pequena. Em pauta, informações básicas para a solicitação da 2ª via do registro de nascimento e de casamento, a triagem de quem precisa emitir carteira de identidade, bem como fazer a busca ativa de moradores que necessitem de algum serviço da instituição.

    A visita foi executada a pedido dos próprios moradores que participaram da audiência pública realizada recentemente na comunidade. O intuito é mobilizar e sensibilizar os vizinhos que não puderam participar da chamada pública inicial, convidando-os para levarem suas demandas para a ação da “Carreta dos Direitos: Inclusão e cidadania sobre rodas”.

    Como de praxe, a ação da Carreta disponibilizará serviços de emissão de documentos como RG e segunda via da certidão de nascimento/casamento, assistência jurídica com assessores e defensores públicos estaduais, atualização do CadÚnico, inclusão no programa Tarifa Social de Energia, repactuação de dívidas de energia elétrica, entre outros. Também serão ofertados serviços de saúde, como: vacinas, testes rápidos e atendimento médico, dentre outros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up