Entidades maranhenses elegem representante da Ouvidoria Geral da DPE para o biênio 2022-2024

    Nesta sexta-feira (16), durante audiência pública realizada na sede da Defensoria Pública do Estado, em São Luís, que contou com a participação de quase 70 entidades previamente cadastradas, os representantes da sociedade civil organizada votaram e reelegeram a atual ouvidora-geral, Fabíola Diniz, para liderar o órgão pelos próximos dois anos, no biênio 2022-2024.

    "Estou muito feliz porque realizamos muitas ações e iniciativas que ajudaram a ampliar o alcance da instituição nos últimos anos. A nossa articulação com as entidades tem resultado em grandes avanços e quem mais ganha com isso é a população, em especial, aquelas pessoas assistidas pela DPE", celebrou a assistente social Fabíola Diniz, que assumiu o cargo pela primeira vez em 2020.

    De forma inédita nas eleições da Ouvidoria Geral, o sistema eletrônico E-Voto foi utilizado e possibilitou a participação remota dos representantes da sociedade social, que puderam acompanhar a audiência por meio da transmissão ao vivo no canal da DPE no Youtube. Agora, Fabíola Diniz passará pela sabatina do Conselho Superior da DPE, que decidirá pela permanência dela no cargo.

    Conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral da Defensoria, defensor público Adriano Damasceno, a audiência contou com a participação do defensor-geral do estado, Gabriel Furtado; do primeiro titular da Comissão, Gustavo Leite; e do primeiro suplente da Comissão Eleitoral, defensor Cosmo Sobral. Na plateia, representantes de várias instituições da sociedade civil.

    "A participação massiva da sociedade civil só revela o quanto a nossa instituição tem conseguido cumprir seu papel e sua missão de efetivar direitos, garantir cidadania e dignidade a quem mais precisa. Essas entidades são verdadeiras parceiras da Deefensoria Pública, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós", comentou o defensor-geral Gabriel Furtado.

    Durante a audiência, Fabíola Diniz teve 15 minutos para a defesa e apresentação das propostas. Em seguida, ela respondeu às perguntas de representantes de entidades previamente cadastrados.

    O nome da atual ouvidora foi o único deferido para o biênio 2022-2024. Embora outras pessoas tenham demonstrado interesse pela representação da Ouvidoria Geral, as candidaturas foram indeferidas por ausência de documentos ou outros fatores.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up