Em Governador Nunes Freire, Núcleo Regional da DPE apresenta cartilha informativa e faz palestra alusiva ao Setembro Amarelo

    O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Maranhão em Governador Nunes Freire realizou, nesta quarta-feira (14), um seminário em alusão à campanha Setembro Amarelo. Realizada no auditório da Câmara de Vereadores da cidade, a programação foi encabeçada pelo defensor público Arayan Henrique de Faria, titular do Núcleo Regional.

    Foram ministradas palestras sobre a temática e explanados dados atualizados sobre casos de suicídio e/ou tentativas de suicídio no município. Neste contexto, participaram a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Nayane Tavares, o conselheiro tutelar de Governador Nunes Freire, Antônio Carlos, estudantes do Centro de Ensino Professora Maria Iracema Alves de Sousa, o diretor da escola, Wellington Costa, e a secretária da assistência social, Aline Guida.

    Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas sobre o tema e o defensor público Arayan Henrique Faria também apresentou Cartilha Informativa sobre Prevenção ao Suicídio.

    "O diálogo foi muito produtivo, a gente aprendeu muito. Ao final, os adolescentes e servidores da escola puderam fazer perguntas. Este é um assunto que não se esgota aqui, conversamos sobre os desafios dos gestores, já que na região apenas Governador Nunes Freire possui Centro de Atenção Psicossocial", afirma o defensor público.

    Amplamente divulgado, o Setembro Amarelo busca a prevenção do suicídio. Durante o diálogo desta quarta-feira, o defensor público falou sobre a cartilha informativa com os contatos da rede de apoio disponível para que todos possam ajudar e serem ajudados. A iniciativa incentiva a busca por melhoria na saúde mental, seja por meio de serviços como o Acolhimento Psicológico Virtual da DPE/MA, cujas sessões podem ser agendadas no site da Defensoria Pública, como também serviços de urgência e emergência como o CAPS, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde.

    Outros serviços também seguem em pleno funcionamento, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) no 188 (ligação gratuita ou pelo chat no site www.cvv.org.br) e o SAMU 192.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up