Com apoio da unidade móvel, Defensoria na Comunidade realiza centenas de atendimentos em Cidelândia, São Francisco do Brejão e Açailândia

    Assistidos da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) que moram nos termos judiciários de Cidelândia e São Francisco do Brejão estão tendo a oportunidade de receber atendimento jurídico integral e gratuito mais próximo de casa. A ação itinerante faz parte do projeto Defensoria na Comunidade e conta com o apoio da unidade móvel da instituição. Nesta edição, além dos termos, comunidades afastadas localizadas na comarca de Açailândia também receberão a visita da unidade móvel até a próxima quinta-feira (23).  

    O trabalho teve início na segunda-feira (20), município de Cidelândia. Além dos atendimentos prestados na unidade móvel, a equipe da DPE/MA recebeu as demandas dos assistidos na sede da Câmara Municipal. No dia seguinte, terça-feira (21), foram os moradores do município de São Francisco do Brejão que contaram com os serviços da Defensoria. A unidade móvel ficou estacionada na Praça dos Feirantes, onde os assistidos participaram também de dinâmicas de grupo, enquanto aguardavam o atendimento.

    Nesta quinta-feira (22), o Defensoria na Comunidade iniciou trabalho na própria comarca de Açailândia, para atender bairros afastados da sede. Pequiá foi o primeiro deles. Amanhã (23), será a vez do Jardim Aulidia.   

    A equipe de defensores públicos e servidores do Núcleo Regional de Açailândia se revezaram durante a ação itinerante, que conta também com o apoio da Assessoria de Projetos Especiais de São Luís. Segundo a defensora pública coordenadora da unidade, Adriana Esteves Malta, a ação tem como objetivo retomar a aproximar com a população, depois do período de isolamento imposto pela pandemia.

    “Estamos muitos felizes porque os nossos objetivos estão sendo alcançados. Ou seja, os nossos assistidos estão atendendo o nosso chamado e nos referenciando para sua rede de relacionamento”, destacou a defensora pública, acrescentando que a imagem da Defensoria se fortalece com esse tipo de evento.

    Nos três primeiros dias da ação, foram realizados mais de 100 atendimentos. A maioria é na área de família. “Só em Pequiá, no período da manhã, foram mais de 40 atendimentos. Tivemos muitos casos de pedidos de guarda, pensão alimentícia, divórcio, e também consultas processuais”, afirmou.            

    Entre os casos atendidos, o do assistido Rubervan Santos, do bairro Pequiá, que buscou a Defensoria para fazer o reconhecimento de paternidade da filha, que já tem um ano de idade. “Por conta do meu trabalho, não conseguia tempo fazer o registro da minha bebê. Com a Defensoria perto da minha casa, agora vou poder registra-la gratuitamente”, contou.   

     

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