Defensor-geral Gabriel Furtado dá posse a membros da Administração Superior e da equipe auxiliar de gestão da DPE/MA

    Apenas um dia após tomar posse no cargo, o defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, presidiu a solenidade de posse dos mais novos membros da Administração Superior e da diretoria que irá auxiliar os trabalhos na gestão da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA). Ao todo, nove defensoras e defensores públicos tomaram posse, durante o ato realizado nesta quinta-feira (2), na nova sede da DPE, em São Luís.

    “Tenho plena confiança e acredito no potencial de trabalho de todas as defensoras e defensores públicos que compartilharão comigo, a partir de agora, o desafio de continuarmos avançando na aproximação com a comunidade, no projeto de expansão, com os econúcloes, tratar de tutelas coletivas, de resolução administrativa e consensual dos conflitos, por uma Defensoria cada vez mais resolutiva, cidadã e comunitária”, destacou, Gabriel Furtado, lembrando que a instituição é feita não somente de membros, servidores e estagiários, mas também, e, principalmente, de assistidos, base de sustentação dos serviços desenvolvido pela DPE/MA.          

    A partir de agora, o defensor-geral terá o auxílio de dois subdefensores, e não apenas um, como era antes. Quem assume a primeira subdefensoria-geral é a defensora pública Cristiane Marques Mendes; e a segunda subdefensoria-geral passa ao comando do defensor público Paulo Rodrigues da Costa.

    “Agradeço ao defensor Gabriel Furtado por mais uma vez acreditar no meu trabalho. E por sua preocupação de ter mulheres na gestão, de trazer o olhar feminino para a nossa mesa de debate. Portanto, espero estar à altura deste time de gigantes que assume neste momento, e contribuir para que a Defensoria continue avançando”, ressaltou a subdefensora, que já esteve na equipe auxiliar da gestão de Alberto Bastos, quando foi presidente da Escola Superior, entre janeiro de 2020 e setembro de 2021.

    Com uma vasta experiência em cargos de gestão, dentre eles o de corregedor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o defensor público Paulo Costa disse estar à disposição da Defensoria para contribuir com o fortalecimento institucional. “O compromisso que faço agora é utilizar toda a experiência pessoal e profissional, todo o amor que tenho pelo trabalho e pela Defensoria, para que de maneira coletiva, fazer com que a Defensoria consiga chegar a todas as pessoas do Maranhão”, disse.  

    Também compondo a Administração Superior, na Corregedoria-Geral quem tomou posse foi o defensor público Aldy Mello de Araújo Filho, defensor-geral por dois biênios, entre 2010 e 2014. A tônica do discurso do novo corregedor da DPE/MA foi de agradecimento, com deferência especial ao defensor-geral Gabriel Furtado e ao seu antecessor, Alberto Bastos, destacando a trajetória vitoriosa de ambos.

    Aldy Mello Filho também agradeceu os votos recebidos pelo Conselho Superior nas eleições para corregedor-geral biênio 2022/2024, afirmando que, como em todas as funções ocupadas anteriormente, dará o seu melhor por uma Corregedoria mais forte e atuante, que “faça a diferença”.                  

    “Fazer a diferença na Corregedoria é ir além da fiscalização, é se aperfeiçoar como uma canal de diálogo, de escuta, de orientação e de cooperação. A essência da Defensoria é empatia. E mais do que isso, é transformar essa empatia em resultados. E essa será nossa missão nos próximos dois anos”, frisou.    

    Novos cargos

    Como forma de melhorar e otimizar o trabalho da Administração Superior, o defensor-geral Gabriel Furtado deu posse a quatro membros da DPE/MA que irão auxiliar diretamente a gestão. Os cargos recém-criados foram ocupados pela defensora pública Camila da Fonseca Bonfim Aliandro, como primeira diretora auxiliar da Defensoria-Geral e o defensor público Rairom Laurindo Pereira dos Santos, como diretor auxiliar da Corregedoria-Geral.

    Neste contexto, também foi empossado o defensor público Luís Otavio Rodrigues de Moraes Filho, no cargo de diretor-geral, e o defensor público Alberto Bastos, como diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos.

    Reconduções

    A defensora pública Elainne Alves do Rêgo Barros foi reconduzida ao cargo de diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, órgão interno responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento dos membros e servidores da DPE/MA.

    O defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo permanece na chefia da Central de Relacionamento com os Cidadãos, canal de comunicação e de aproximação com a comunidade, capaz de eliminar distâncias, reduzir o tempo de espera e agilizar resultados.

    Durante a solenidade, também se pronunciou a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz. Ela falou da representatividade de mulheres na nova gestão e se colocou à disposição para continuar o trabalho em parceria focado na transformação social daqueles que mais precisam. Ainda fizeram parte da mesa de honra, o presidente interino da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Maranhão, Vandir Júnior, e o desembargador Marcelino Everton, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, representando o Poder Judiciário.       

    Veja Também

    keyboard_arrow_up