Defensoria Pública promove atendimentos a pacientes judiciários do Hospital Nina Rodrigues

    Na semana em que se comemora o Dia da Luta Antimanicomial (18 de Maio), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo de Execução Penal, realizou um esforço concentrado para atender os pacientes sentenciados à medida de segurança que se encontram internados no Hospital Nina Rodrigues.

    Participaram da atividade os defensores públicos Bruno Dixon e Paulo Costa, as assistentes sociais Yamin Silva e Michelle Karen, bem como a psicóloga Patrícia Costa.

    Nos atendimentos, os pacientes com transtornos mentais em conflito com a lei receberam informações sobre o andamento de seus processos judiciais. Na ocasião, foram identificadas pendências que serão objeto de adoção das medidas cabíveis por parte da Defensoria.

    As profissionais do Psicossocial da instituição aproveitaram para colher informações sobre os vínculos familiares dos pacientes, de modo a verificar a possibilidade de promoção de iniciativas para tentar ajudar na reaproximação familiar. Muitos dos pacientes estão com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, o que traz mais obstáculos para o processo de desinternação.

    Foram atendidos 27 pacientes, tendo o espaço físico e a logística sido providenciada pela Diretora do Hospital Nina Rodrigues, Leilane Campos, e pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

    “As atividades promovidas são essenciais para deixar os pacientes a par do andamento dos seus processos judiciais. É um momento também para ouvir as demandas dos assistidos, dando-lhes orientação jurídica e a certeza de que não estão sozinhos, pois a Defensoria Pública está atuando para o resguardo dos seus direitos e pela aplicação do tratamento ambulatorial sempre que for recomendável do ponto de vista médico”, disse o defensor Bruno Dixon.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up