Atuação da Defensoria em favor de catadores de lixos em Pinheiro é destaque de reportagem exibida pelo Fantástico

    Após grande repercussão nas redes sociais, a história comovente de Gabriel, de 12 anos, fotografado com uma árvore de Natal retirada do lixão do município de Pinheiro, foi destaque na abertura do Fantástico, exibido pela Rede Globo neste domingo (5). Com atuação decisiva na criação da Associação de Catadores de Lixo de Pinheiro, o defensor público Fernando Eurico Arruda foi quem produziu vídeo, com imagens chocantes, que fizeram o fotógrafo paraense João Paulo Guimarães viajar para cidade maranhense, onde fez os registros que ganharam o mundo.

    Na reportagem de quase sete minutos, a repórter Regina Sousa, da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, ao apresentar a história por trás da foto viralizada nas redes, evidenciou o grave problema dos lixões a céu aberto, realidade em muitas cidades brasileiras, mesmo após 11 anos da criação da Lei de Resíduos Sólidos.

    Personagem da matéria, o defensor Fernando Eurico ressalta o papel da Defensoria em favor das populações vulneráveis, como a família de Gabriel da Silva e de tantas outras que sobrevivem do que é retirado do lixão de Pinheiro. "Essas pessoas estão invisíveis. Elas estão excluídas. Isso é uma afronta à dignidade humana: você se deparar com pessoas que estão vivendo abaixo da linha da miséria. Isso nos choca como seres humanos. Nós temos a missão de buscar justiça social para essas comunidades", afirmou.  

    O trabalho desempenhado pelo Núcleo da DPE/MA de Pinheiro foi ao encontro de uma das diretrizes da gestão, que sempre fomentou entre as defensoras e defensores públicos a necessidade de priorizar soluções extrajudiciais e tutelas coletivas, que beneficiem um número maior de pessoas.

    “Esse é o espírito que buscamos fortalecer nas nossas atuações. E para isso, a Defensoria precisa estar perto das comunidades, ouvindo os seus reclames e atuando para transformar vidas, garantindo dignidade e acesso a direitos aos que mais precisam. O defensor público Fernando Eurico está de parabéns pela excelente atuação”, destacou o defensor-geral Alberto Bastos.

    Entenda o caso – Já acompanhadas pela DPE de Pinheiro, as famílias de catadores de lixo obtiveram uma importante conquista, no início de novembro deste ano. Em encontro promovido pelo núcleo regional da instituição, os trabalhadores criaram formalmente a Associação Civil de Catadores/Recicladores de Pinheiro, o que permitirá uma maior organização do trabalho e a busca por políticas públicas em benefício das famílias que hoje sobrevivem da reciclagem na região.

    A audiência pública foi convocada por Fernando Eurico, titular do Núcleo da DPE em Pinheiro, que esteve várias vezes no lixão na periferia de Pinheiro, verificando as condições de trabalho totalmente insalubres que os catadores enfrentam. Durante esses encontros, ele produziu o vídeo visto pelo fotógrafo paraense nas redes da Defensoria Pública do Maranhão. Mas o responsável pelo imenso alcance da história foi o Padre Júlio Lancellotti. Ele postou em suas redes as fotos enviadas por João Paulo, que ganharam o mundo, semana passada.  

    "Eu estava fotografando. De repente, vi o Gabriel puxar de dentro da sacola uma árvore de Natal. E final de ano e com a pandemia acontecendo, as coisas tem sido tão difíceis, né? Na hora eu olhei aquilo ali, ele puxando aquela árvore, bateu aquela consciência do que estava acontecendo, e comecei a chorar", comentou João, na matéria do Fantástico.

     

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up