DPE/MA recebe projeto “Meninas Ocupam” e firma parceria de educação em direitos com a Semu

    Nesta sexta-feira (15), a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) recebeu a ação do projeto “Meninas Ocupam”, uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Menina (11 de Outubro). Na ocasião, também firmou parceria com a Secretaria de Estado da Mulher para curso de educação em direitos para quilombolas.

    O projeto Meninas Ocupam é uma iniciativa da Plan International, que tem como objetivo levar jovens a ocuparem cargos e espaços em instituições públicas e privadas para promover o empoderamento e protagonismo juvenil e mostrar que elas podem chegar onde quiserem.

    As meninas Thais e Emily Karine assumiram os cargos de defensora pública-geral do Estado e de diretora da Escola Superior da DPE, respectivamente. Durante a experiência na DPE/MA, elas foram recepcionadas e empossadas pelo defensor-geral Alberto Pessoa Bastos.

    Como primeiro ato de ocupação, as meninas firmaram termo de cooperação entre a Defensoria Pública Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) para realização de um curso de educação em direitos para as lideranças femininas do Quilombo Urbano da Liberdade, que tem como objetivo tornar as mulheres da comunidade agentes multiplicadoras de conhecimentos e direitos humanos.

    A assinatura foi acompanhada pela secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás; a secretária ajunta, Antonieta Lago; a chefe do Departamento de Gestão e Articulação (Dega) da Semu Ana Rosa; e a gerente das unidades de programas da Plan, Creuziane Barros.

    Para o defensor-geral Alberto Bastos, receber as jovens na Defensoria foi uma grande alegria. “Com a ocupação, aproveitamos também para mostrar um pouco do trabalho da Defensoria, que é tão marcada pelo acolhimento e por dar voz aquele que nunca foi ouvido, assim como o “Meninas Ocupam”, que garante que as vozes dessas meninas sejam ouvidas. Então, esperamos que, a partir dessa vivência, elas se empoderem para um dia serem defensoras públicas ou assumam qualquer outro espaço que almejarem”, declarou.

    Empossada defensora-geral, a menina Thais Lacerda compartilhou um pouco da experiência pessoal durante a ocupação. “É muito bom ver que tem pessoas lutando pelos nossos direitos e bem-estar e estou aqui para também participar dessa luta”, disse.

     A secretária da Mulher, que está licenciada do cargo de deputada estadual, reiterou a importância das parcerias institucionais na garantia de direitos aos que mais precisam a exemplo do curso que será realizado na Liberdade. “Sabemos que as situações de vulnerabilidade e violações de direitos humanos afligem muitas pessoas, mas estamos mudando essa realidade a partir de parcerias como essa assinada hoje. Então, fico muito feliz de somar a essa causa”, afirmou Ana do Gás.

    A gerente das unidades de programas da Plan, Creuziane Barros, destacou a importância da ocupação para o desenvolvimento psicossocial das jovens. “As meninas enfrentam várias barreiras e violências ao longo da sua vida e o “Meninas Ocupam” vem demonstrar todo o poder que elas têm frente a isso. Ocupando o cargo de defensor público, elas podem reconhecer que aquele é um espaço que ela pode estar futuramente. Além da importância do projeto para elas, para as instituições é um momento de sensibilização e de mostrar o seu comprometimento com a violência de gênero”, explicou.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up