DPE/MA integra campanha de coleta de resíduos eletrônicos da OAB disponibilizando ponto para o descarte

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) é uma das instituições parceiras da OAB Maranhão na realização da campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Desde o início da semana, a DPE/MA mantem um ponto de recolhimento de materiais como TVs, rádios, monitores, computadores e impressoras em desuso, que serão destinados a cooperativas de reciclagem.

    A iniciativa, idealizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Ordem e que recebe o apoio de várias instituições, visa contribuir para a preservação do meio ambiente na cidade de São Luís. No lançamento da campanha, no final do mês passado, a Defensoria foi representada pela chefe da Divisão de Logística e Consumo Consciente, Catarina Pinheiro.

    “Depois das articulações com a OAB para definirmos como a campanha se daria no âmbito da Defensoria, tive a satisfação de participar do lançamento dessa iniciativa muito importante para garantir um futuro melhor para a nossa cidade”, destacou a servidora da DPE/MA.

    Para o defensor-geral Alberto Bastos, a parceria com a OAB Maranhão é muito bem-vinda e soma-se às demais iniciativas desenvolvidas pela instituição, também com foco na sustentabilidade, tendo como carros-chefes a economicidade e a preservação do meio ambiente.

    “Desde que assumimos a gestão, iniciativas como estas fazem parte das nossas diretrizes institucionais e exemplos não faltam como é o caso dos nossos econúcleos, que se destacam pela adoção de placas solares. E como integrante da Ecoliga, a Defensoria busca sempre estimular essas práticas”, acrescentou Bastos.

    Catarina Pinheiro explicou que todo o resíduo eletrônico descartado no ponto de coleta da DPE/MA será destinado a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), que também já articulou com a instituição o recolhimento de outros itens, como folhas de papel A4 usadas.

    “O reservatório foi posicionado em lugar estratégico, no primeiro piso do prédio da sede da Defensoria, em São Luís. Agora vamos iniciar um trabalho de mobilização dos defensores públicos, servidores e demais colaboradores para trazerem os lixos eletrônicos de casa para serem descartados aqui, com toda a segurança. Os nossos assistidos também poderão deixar seus materiais recicláveis eletrônicos aqui”, frisou Catarina.

    Além da DPE/MA, a OAB conta com o apoio de parceiros como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Emap, Sesc, TJMA, Sistema Fiema, Ceuma, Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), Tullios Condomínios, Eko Soluções Ambientais e Thecno Eco Ambiental.

    “Nós conseguimos juntar todos os órgãos e instituições que possuem o interesse comum de preservar o meio ambiente. Com o apoio de todos, estamos conseguindo efetivar nossa campanha. Essa é uma vitória não apenas para a OAB e nossos parceiros, mas para a conscientização de toda a sociedade”, informou o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Victor Belo.

    Ao todo, são 9 pontos de coleta espalhados pela cidade: sede da OAB, Fórum Desembargador Sarney Costa, Reserva do Rangedor, Reserva do Itapiracó, Condomínios da Empresa Tullios, Fiema, Ceuma, Parque do Bom Menino, além da DPE/MA.

    Também podem ser descartados itens como telefones, teclados, DVD’s, vídeo cassetes, celulares, carregadores, baterias de carro, fios, cabos, entre outros eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A campanha permanecerá em vigor pelos próximos dois meses.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up