DPE integra ação social da OAB/MA contribuindo para o acesso de vulneráveis à justiça

    A unidade móvel da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) esteve presente nas atividades do Projeto “OAB Acolhe – A Ordem a Serviço da Comunidade”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão. Durante três dias, defensores públicos e demais colaboradores da DPE realizaram quase 100 acolhimentos de cidadãs e cidadãos em busca de justiça.

    Articulada pelo Núcleo Psicossocial da DPE e pela Central de Relacionamento com a Comunidade (CRC), a participação da instituição oportunizou o atendimento em diversas áreas, dentre elas cível, criminal, consumeristas e de apoio a demandas coletivas.

    “Foram dias extremamente positivos, de interação com os colegas advogados, servindo a sociedade e desenvolvendo ações que levaram, gratuitamente, mais Justiça para quem nos procurou, sobretudo aqueles cidadãos mais pobres e à margem de políticas públicas e sociais”, destacou o coordenador do CRC, o defensor público Thiago Josino de Arruda Carrilho.

    A retomada gradativa das ações itinerantes da Defensoria ocorre há mais de um ano após o início da pandemia, com a redução significativa no número de casos ativos e internações, bem como amparada pelo avanço da imunização da população. Há, ainda, a rígida adoção de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

    O projeto OAB Acolhe integrou a programação do Mês da Advocacia, reunindo advogados, servidores públicos, acadêmicos de direito e profissionais da saúde para informar, orientar, auxiliar, esclarecer dúvidas sobre os mais variados temas que afetam diretamente a vida das pessoas, além da prestação de serviços médicos.

    A “OAB Acolhe” contou, ainda, com a participação do Sesc, do Sesi, da Delegacia da Mulher, do Viva Procon, da Prefeitura de São Luís, do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Pitágoras, PMMA e Corpo de Bombeiros, além de mais de 30 Comissões da OAB, dentre outros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up