DPE/MA reúne-se com comunidade Vila Esperança para ouvir demandas da zona rural de São Luís

    Titular do Núcleo Ecológico da Defensoria Pública, na Zona Rural de São Luís, o defensor público Alex Pacheco Magalhães foi ao bairro Vila Esperança, onde residem mais de seis mil pessoas, para conhecer de perto a realidade das famílias da região. Juntamente com a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz, ele ouviu os reclames da comunidade, falou sobre direitos e ainda tratou das providências que poderão ser adotadas para solucionar problemas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública do bairro.

    O encontro aconteceu na última sexta-feira (23), depois que o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Esperança, José Bernardo Santos da Silva, esteve no núcleo ecológico, elencando diversos problemas sofridos pelos moradores da região.

    Durante o encontro com a comunidade, inicialmente na sede da Associação, a principal demanda narrada pelos moradores foi o fornecimento inadequado e insuficiente de água pela Caema. A comunidade que já contou anteriormente com 6 poços, hoje possui apenas 2 poços e mais a ligação do Sistema Italuís, sendo insuficientes para o abastecimento de água na região. Várias localidades não possuem fornecimento de água e todos os moradores foram unânimes que não há fornecimento regular de água.

    “Mesmo assim, os moradores continuam recebendo cobranças constantes por parte da Caema. Muitos deles informaram sobre débitos em atraso e alguns inclusive pararam de efetuar os pagamentos pela falta do fornecimento de água”, apurou Alex Pacheco.

    O defensor público recebeu, ainda, reclamações do transporte público ofertado na comunidade, cuja frota não estaria atendendo as necessidades. Além dos atrasos, eles relataram a existência de ônibus sucateados e o número insuficiente de abrigos. Na área da saúde, as queixas se referem à precariedade dos serviços. Em visita as duas unidades de saúde da região, os representantes da DPE/MA constataram a existência de trabalhadores da Prefeitura executando reforma no posto do Programa Saúde da Família (PSF). “Na outra unidade, onde são prestadas as especialidades médicas, verificamos uma série de problemas”, destacou.

    Quanto à educação, Alex Pacheco e Fabíola Diniz também estiveram na obra da Prefeitura realizada na UEB Haydêe Chaves. “Os moradores também nos relataram sobre a falta de calçamento e saneamento básico na região. Ainda recebemos demandas na área de segurança pública, na qual a comunidade reivindica a instalação do sistema de monitoramento eletrônico”, contou o titular do Núcleo Ecológico da Zona Rural de São Luís.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up