Ouvidoria da DPE/MA participa de lançamento nacional da campanha de combate à violência menstrual, reiterando parceria em favor da causa

    A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Fabíola Diniz, participou, nesta terça-feira (20), da live de lançamento da Campanha Nacional de Combate à Violência Menstrual, desenvolvida pelo Movimento Mulheres de Axé do Brasil (MAB), com o objetivo de arrecadar absorventes descartáveis e coletores menstruais, que serão doados a meninas de Axé e mulheres em situação de cárcere.

    No Maranhão, em apoio à campanha, a DPE/MA disponibilizou todos os seus mais de 50 núcleos, da capital e interior, como pontos de arrecadação dos produtos de higiene íntima, e tem intensificado a mobilização nas redes, chamando a atenção da população sobre a problemática, suas consequências e ações de enfrentamento. Incialmente, a campanha se estenderia o dia 25 de julho, como parte da programação alusiva ao Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Mas atendendo ao comando nacional, a população terá até o dia 25 de outubro para fazer suas doações.

    Na live desta terça-feira, Fabíola Diniz reiterou o compromisso da instituição com a causa, parabenizando e agradecendo o apoio da gestão e da Escola Superior no trabalho de mobilização que vem realizando desde o início deste mês. “Logo que recebemos o convite da Ana Rosa, representante do MAB no Maranhão, nos reunimos com o subdefensor Gabriel Furtado para tratar dos compromissos que poderíamos assumir na perspectiva de priorizarmos atenção a essa população vulnerável, um dos focos do trabalho da Defensoria”, destacou a ouvidora.

    Fabíola Diniz também informou no encontro virtual que a temática da pobreza menstrual será incluída na programação dos cursos de formação de defensoras e defensores públicos e ainda nas capacitações voltadas para lideranças populares femininas, ambas coordenadas pela Escola Superior. Outro compromisso assumido pela DPE/MA é a intensificação da atuação institucional, na busca pelo direito da dignidade da pessoa humana, principalmente das mulheres em situação de cárcere ou privadas de liberdade, garantindo que elas sejam beneficiadas por políticas públicas de combate à violência menstrual.   

    A adesão da DPE/MA à campanha já vem rendendo frutos, dentro e fora do Maranhão. Já há na Assembleia Legislativa estadual iniciativa para a concepção de um projeto de lei que atenda essa demanda. Além disso, como parte da mobilização organizada por Fabíola Diniz, que está na Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres no Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, outras instituições assumiram compromisso com a causa.

    Na live de ontem à noite, a MAB reuniu as parcerias de todos os estados que aderiram à campanha. A Mesa 1 contou com a participação das representantes maranhenses, dentre elas a Vodunsi-Hê Ana Rosa Silva, Joceline Conrado da Plan International, a deputada estadual Ana do Gás, Cláudia Gouveia do TJMA, Antonieta Lago da SEMU, Simona Samia da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, Ethinalia Soares da Semdhu de Paço do Lumiar, além de Fabíola Diniz.

    Também participaram do evento on-line representantes dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos pontos altos da programação ficou por conta das bênçãos dadas pela Mãe Zelita (Bahia), Mãe Carmem de Oxum (São Paulo), Mameto Kátia Haddad (Pará), Mãe Cristina de Oya (Bahia), Mãe Isabel (Paraíba) e das Mulheres de Axé do Recôncavo.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up