Defensoria Pública integra Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Paço do Lumiar

    Representando a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), a ouvidora-geral Fabíola Diniz foi signatária do Protocolo da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Município de Paço do Lumiar em evento realizado no último dia 17. Na ocasião, a ouvidora também participou do lançamento do Disque Mulher.

    Com a assinatura do protocolo, foi formalizada a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Paço do Lumiar. O objetivo é articular, monitorar e avaliar políticas, programas, serviços e ações que venham melhorar e aperfeiçoar o atendimento integral às mulheres em situação de violência, assim como, planejar, em conjunto, propostas que contribuam para alterar o quadro das desigualdades sociais, de gênero e étnico-raciais.

    O protocolo de intenções tem vigência de quatro anos e reúne as diretrizes para o atendimento à mulher em situação de violência por parte de cada um dos signatários para o enfrentamento efetivo do problema. Entre as atividades previstas para a Defensoria, estão a realização de treinamento interno dos servidores para identificar e atender os casos de abuso e violência contra a mulher e o encaminhamento de vítimas para atendimento com assistente social e psicólogo.

    De acordo com a ouvidora Fabíola Diniz, a Defensoria Pública empenhará todos os esforços para contribuir com a prevenção e combate à violência contra a mulher no município. “O fenômeno da violência é de extrema complexidade e essa atuação em rede é fundamental para o enfrentamento. Por isso, nos colocamos à disposição para atuar na efetivação e concretização do trabalho em rede no município de Paço do Lumiar”, disse.

    Além da Defensoria Pública, a rede conta com a participação das secretarias municipais de Direitos Humanos, de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, bem como Ministério Público, Comando de Segurança Comunitária/Patrulha Maria da Penha, 3ª Vara do Termo de Paço do Lumiar, Unidade de Pronto Atendimento de Paço do Lumiar, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia Especial da Mulher e Delegacia Especial do Maiobão e Paço do Lumiar.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up