Defensoria Pública do Estado estreia, nesta sexta-feira, Programa ‘Conexão Cidadã’ em TV aberta

    Conversa franca, simples e sem rodeios para falar de direito, dignidade e cidadania. Esse é Conexão Cidadã, programa idealizado e produzido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que estreia nesta sexta-feira (11), às 20h30, no canal aberto TV Educação (em São Luís, canal 10.2). O programa será semanal, exibido sempre no mesmo horário, às sextas.

    A primeira edição do Conexão Cidadã vai analisar o direito ao saneamento básico. No primeiro bloco, no quadro ‘Defensoria transformando vidas’, o programa apresenta a história da Rua da Felicidade, no bairro do João Paulo, que foi completamente transformada a partir da garantia desse direito.

    No segundo bloco, o quadro ‘Hora da redação – Olhar da Defensoria’ traz uma aula recheada de argumentos para ajudar os estudantes na elaboração de uma dissertação assertiva. No episódio de estreia, a análise será feita pelo defensor público-geral do Maranhão, Alberto Bastos, que mostrará dados, estatísticas e ideias de como produzir um texto bem fundamentado nas redações de concursos, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo.

    No terceiro e último momento do programa, o quadro ‘Se liga na lei’ permite o esclarecimento de dúvidas sobre direitos e deveres da população, nos mais diversos aspectos jurídicos: da área do consumidor até a área de família. O propósito desse bloco é empoderar os cidadãos a partir do acesso à informação.

    “A Defensoria Pública do Estado do Maranhão se sente honrada com a oportunidade de contribuir com a educação em direitos e a formação cidadã dos estudantes maranhenses. Essa é a nossa parcela de contribuição, a partir da educação, que é a mais importante ferramenta de transformação social”, destaca o defensor-geral, Alberto Bastos.

    Parceria

    O programa Conexão Cidadã é resultado de uma salutar parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pelo gerenciamento da TV Educação – canal aberto de televisão. O espaço, utilizado para exibir conteúdos educacionais aos alunos da rede pública estadual, contará com informações voltadas para a educação em direitos produzidos pela DPE.

    “Com essa parceria, nós estamos ajudando a implementar um direito fundamental que é o de educar as pessoas, inclusive, em direitos fundamentais, direitos de cidadania. Agora, a Defensoria terá na TV Educação um espaço para falar sobre educação em direitos. Para nós, é fundamental, é um tema muito importante. A partir daí, faremos juntos muitas outras ações!”, anunciou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

    A articulação para a realização do programa contou, ainda, com o subdefensor público-geral, Gabriel Furtado, e com a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, a defensora pública Cristiane Marques. “Para garantir a excelência do conteúdo, nós contamos com o envolvimento de vários defensores públicos, que participam da escolha dos temas, estudam a fundo cada assunto e têm muita competência para compartilhar esse conhecimento com o público. Experiência, aliás, que alia teoria e prática, tendo em vista a atuação de cada defensor e defensora que participará dos programas”, atestou o subdefensor-geral, Gabriel Furtado.

    “O que vamos vivenciar é, também, de grande importância para os próprios colegas defensores, uma vez que todos nós poderemos aprender um pouco mais, nessa troca de informações, nesse intercâmbio, em que todos ganham: Defensoria e sociedade”, finalizou Cristiane Marques, diretora da Escola Superior da DPE/MA.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up