Defensoria Pública recebe representantes do Programa Pacto pela Paz e da comunidade da Cidade Olímpica

    Fruto da missão institucional de estreitar laços cada vez mais sólidos com a comunidade, conhecer seus anseios e a realidade de grande parte da população maranhense, o defensor-geral Alberto Bastos e o subdefensor-geral Gabriel Furtado receberam representantes da Associação de Moradores da Cidade Olímpica (Amocol). O encontro, ocorrido na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), foi solicitado pelo coordenador executivo do Programa Pacto pela Paz, o delegado Dicival Gonçalves.

    Em pauta, a implantação de unidade de atendimento da Defensoria Pública na sede da Associação, que acolhe demandas de um dos maiores conglomerados urbanos do estado, com mais de 80 mil habitantes. “A tendência é que voltemos para dentro dos bairros, levando justiça e transformação social para quem mais precisa. O pleito para o retorno do atendimento na Cidade Olímpica, assim como outras comunidades, está em nosso planejamento, e em breve lá estaremos”, destacou Gabriel Furtado. 

    Alberto Bastos informou que planejará a forma deste atendimento, mas que já vislumbra uma parceria com as associações de bairro para a operacionalização.

    Segundo a presidente da Amocol, Kenya dos Anjos, moradores dos bairros adjacentes também utilizam os serviços que são oferecidos na Associação, tais como escolas, postos de saúde, delegacia, CRAS, dentre outros. “Sabemos que a demanda de atendimento para Defensoria Pública é grande ali na região, e muitos não conseguem se deslocar até o centro ou ao local de atendimento mais próximo, por isso seria fundamental a implantação de uma unidade na Cidade Olímpica”, destacou a gestora comunitária. 

    O subdefensor reafirmou o compromisso da instituição em estar cada vez mais presente. “Nossa gestão tem estreitado os vínculos com as comunidades mais pobres e alijadas de políticas públicas e direitos básicos. A essência da Defensoria Pública é a comunidade", concluiu.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up