Núcleo de Saúde da DPE promove encontro para otimizar o atendimento de demandas relacionadas à saúde mental

    Como parte de estratégias implementadas pela Defensoria Pública (DPE/MA) para garantir o atendimento digno à população, mesmo em tempos de pandemia, o Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde promoveu reunião virtual com colaboradores do Núcleo Psicossocial da instituição. Em pauta, a articulação e a atuação junto à Rede de Atenção Psicossocial (Raps), para a identificação e a construção de fluxo de atendimento de demandas relacionadas ao tratamento de doenças mentais e de toxicodependência.

    Participaram do encontro o defensor público Cosmo Sobral, a coordenadora do Núcleo Psicossocial, a assistente social Rosicleia Barbosa Costa, e as servidoras Guadalupe Barros, Lila Lisboa, Larissa Pinto e Patrícia Oliveira. “Esse momento foi fundamental para melhorar nossa atuação junto a este público, e é parte de uma série de ações institucionais que objetiva, sobretudo, a aproximação com as Raps e com os gestores da política de saúde mental, para buscar caminhos ágeis para resolução das demandas desses assistidos”, destacou Cosmo Sobral.

    Diariamente, dezenas de familiares que buscam o tratamento de usuários de drogas e pessoas com transtorno mental em São Luís têm procurado atendimento jurídico da Defensoria Pública em busca de medidas judiciais que garantam o efetivo acesso ao tratamento adequado para seus pacientes e parentes. 

    “A pandemia atrapalhou um pouco o fluxo de atendimento, mas não deixamos de receber as demandas. Também, fazemos encontros regulares, visando otimizar o acolhimento desses assistidos e, de maneira digna, dar vazão às solicitações da população”, concluiu Sobral.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up