Defensoria requer, na Justiça, oferta de tratamento multidisciplinar a pessoas com fibromialgia no MA

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, ajuizou ação civil pública para garantir, no estado, a oferta de tratamento multidisciplinar necessário às pessoas com fibromialgia. Atualmente, pessoas com a doença no Maranhão relatam enfrentar longas filas de espera para ter acesso ao tratamento, que é essencial à melhor qualidade de vida, nas poucas unidades que o oferecem.

    A ação civil pública cominatória de obrigação de fazer com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, contra o Estado do Maranhão e o Município de São Luís, é assinada pelo defensor público Cosmo Sobral da Silva e foi encaminhada à Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.

    Histórico - No documento, o defensor relata que, em dezembro de 2019, a DPE/MA recebeu solicitação da Associação Brasileira dos Fibromiálgicos (Abrafibro), buscando orientação de direitos para as pessoas com fibromialgia no estado.

    À época, o grupo relatou que a fila de espera para atendimento nos pontos de apoio da capital chegava a mais de 2 anos. Por isso, a associação apresentou à DPE várias reinvindicações, como: a criação de centros ou polos de tratamento reumatológicos e readaptação e ampliação de várias unidades que hoje ofertam o tratamento de dor crônica em São Luís, bem como a realização de convênios com faculdades e universidades para o atendimento gratuito às pessoas com fibromialgia e ampliação do fornecimento de todas as medicações necessárias.

    Diante dessa situação, a DPE/MA solicitou informações e providências das secretarias de Saúde Estadual e Municipal de São Luís, por meio de ofícios, assim como a Casa da Dor, vinculada ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). 

    As informações obtidas demonstraram uma insuficiência no atendimento aos pacientes. Por isso, a DPE ajuizou ação para compelir o Estado do Maranhão a construir e pôr em pleno funcionamento centros reumatológicos que ofereçam tratamento multidisciplinar necessário às pessoas com fibromialgia, no prazo máximo de 24 meses, mediante organograma de obra e funcionamento a ser elaborado para este fim específico no prazo máximo de 90 dias e que o Estado e o Município de São Luís/MA ampliem a sua rede assistencial de atendimento às pessoas com fibromialgia, de modo que, os pacientes em lista de espera na capital consigam atendimento no prazo máximo de até 30 dias.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up