Defensoria Pública estará presente na Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz

    O defensor público-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, recebeu em reunião, nesta quarta-feira, 12, a secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana do Gás, secretária adjunta da Semu, Nayra Monteiro, e a diretora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, Susan Lucena. Na ocasião, foi anunciada a inauguração da Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz e alinhados os detalhes da presença da Defensoria Pública do Estado no novo espaço.

    A Casa será inaugurada no mês de março e, de acordo com o defensor-geral Alberto Bastos, o espaço contará, diariamente, com a atuação de uma defensora pública. “Assim como ocorre em São Luís, também estaremos presentes neste centro de referência no cuidado à mulher, para garantir a defesa dos seus direitos”, destacou.

    A Casa da Mulher em Imperatriz deverá funcionar como um centro integrado às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, contando com diversos serviços especializados.

    Segundo a secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, a casa é um importante instrumento de combate à violência contra as mulheres e, assim como na capital, reunirá toda a rede de atendimento. “A Defensoria Pública, que desempenha o seu papel constitucional muito importante de prestar assistência ao cidadão, não poderia estar de fora da Casa da Mulher Maranhense, justamente porque oferece assistência jurídica gratuita e integral. E, dentro do seu papel, a DPE estará na casa ofertando seus serviços e garantindo que a mulher tenha seus preceitos ouvidos e receba um atendimento humanizado por meio de seu núcleo especializado. Essa é uma grande conquista para todas as mulheres”, destacou.

    O prédio contará com gabinete, sala de apoio para a Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, sala de audiência, cartório, brinquedoteca, sala de atendimento psicossocial, sala de reunião, administrativo, recepção, dormitório, delegacia, investigação, cozinha, detenção e um corredor específico para acesso do agressor.

    A construção conta com recursos do Tesouro Estadual. Segundo o Secretário da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (AGEMSUL) Frederico Ângelo, é a primeira vez no Brasil que uma Casa da Mulher Brasileira terá uma versão estadual e será instalada fora da capital.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up