Defensoria dá posse a novos conselheiros e à nova diretora da Esdep

    Foram empossados nesta sexta-feira (17), os novos membros eleitos do Conselho Superior da Defensoria Pública (DPE/MA) para o biênio 2020/2021. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho, o defensor geral Alberto Pessoa Bastos, contando com a presença do subdefensor Gabriel Furtado, do corregedor da DPE, José Augusto Gabina, além da defensora pública Cristiane Marques, que na oportunidade foi empossada como nova diretora da Escola Superior da instituição.

    A nova composição é formada pelos defensores públicos Arthur Magnus Dantas de Araújo, Diego Ferreira de Oliveira, Fábio Souza de Carvalho, Juliana Achilles Guedes, Luciana dos Santos Lima, Moema Campos de Oliveira Zocrato, Vanessa Lira Brasil. Conforme o regimento, o Conselho tem como membros natos os atuais ocupantes dos cargos da Administração Superior da instituição, composta o defensor geral, o subdefensor e o corregedor da DPE/MA.

    Ao Conselho compete exercer as atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição, bem como velar pela observância dos princípios institucionais. O órgão colegiado é composto por 10 membros, sendo três membros natos e sete eleitos. Na eleição foram escolhidos ainda quatro membros suplentes, que atuarão nas hipóteses legais de afastamento dos titulares.

    “Este colegiado demonstrou o compromisso e interesse na participação ativa dos caminhos da Defensoria maranhense, uma vez que teremos todas as vagas de titulares e suplentes completas. Isso é importantíssimo para os inúmeros e grandes desafios que temos ao longo da gestão, por isso contamos com todos”, destacou Alberto Bastos.

    Ao defensor público Diego Oliveira coube a tarefa de falar em nome dos demais empossados. Para ele, assumir tal cargo é uma grande honra, uma vez que se trata do órgão de deliberação máxima da instituição, em âmbito colegiado.

    Esdep – Na mesma solenidade, o defensor-geral Alberto Bastos deu posse à defensora pública Cristiane Marques Mendes, que tem a missão de fortalecer e ampliar as atividades de capacitação do quadro de defensores e colaboradores da instituição, além de continuar o trabalho de oportunizar o protagonismo e participação popular dentro da Defensoria.

    “A gente confia muito na capacidade profissional da colega Cristiane Marques, na sua proatividade e no relacionamento com a comunidade em situações conturbadas, como as do Cajueiro, do Sacavém, em invasões a prédios públicos, dentre outros que comprovam sua competência para o cargo, além, lógico, da formação acadêmica e pessoal”, destacou Bastos, aproveitando para fazer menção especial à última diretora, a defensora Isabella Miranda, pelo trabalho desenvolvido a frente da Esdep, na qual teve fundamental papel na inserção da comunidade em ações estratégicas da gestão em favor da sociedade.

    Cristiane Marques falou um pouco sobre a responsabilidade em gerir tão importante órgão dentro da Defensoria. “É uma responsabilidade dobrada, tendo em vista que a Escola integra um rol de órgãos fundamentais para o bom funcionamentos da instituição, além do peso de ter que substituir uma gestora tão capacitada e experiente, como foi a minha amiga Isabella Miranda”, lembrou a nova diretora.

    Também prestigiaram o evento o presidente da Associação dos Defensores Públicos (Adpema), Murilo Guazzelli, a ouvidora-externa Márcia Maia, o chefe da Assessoria Especial do Governo do Estado, André Vitral, além de defensores públicos, servidores e demais colaboradores da instituição.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up