94% dos assistidos estão ‘muito satisfeitos’ com o atendimento da Defensoria, segundo pesquisa

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) celebra os resultados de uma pesquisa recente que revela o alto nível de satisfação dos seus assistidos. Segundo o levantamento, feito pela Ouvidoria da DPE, 94% dos entrevistados consideram o atendimento prestado pela instituição como "muito satisfatório". A pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    Os resultados demonstram o compromisso da Defensoria em oferecer um atendimento humanizado, eficiente e de excelência para a população maranhense. De acordo com o coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão, o defensor público Thiago Josino, os números refletem o comprometimento dos defensores e servidores durante os atendimentos. “Uma das frentes da Defensoria é capacitar e atualizar o corpo de atendimento constantemente, afinal é dessa forma que garantiremos uma prestação de serviço digna e à altura do que nossos assistidos merecem”, destacou o coordenador.

    Os dados são referentes ao 1º e 2º atendimentos na sede da Defensoria, em São Luís, e são correspondentes às demandas nas áreas cível, criminal, família, registro público, moradia, saúde, consumidor e direitos humanos. De acordo com a pesquisa, 55,76% dos atendidos foram mulheres e 44,24% foram homens. Outro ponto levantado pela pesquisa foi o tempo de espera por atendimento, o destaque foi para quem esperou poucos minutos, representando 85,87% do total. A resolutividade das demandas também é um dos pontos de destaque do levantamento que apontou que 49,07% dos atendimentos foram resolvidos e 49,07% foram parcialmente resolvidos.

    Segundo o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado, na mesma proporção em que o número de atendimentos aumenta na instituição, a qualidade dos serviços cresce igualmente. “O alto índice de satisfação reflete o empenho de toda a equipe em prol da nossa missão fundamental que é servir. E nós, como instrumentos para viabilizar a garantia de direitos aos mais vulneráveis, nos sentimentos completamente satisfeitos em ver que todos os esforços têm dado certo”, disse o defensor-geral.

    A pesquisa foi realizada pela Ouvidoria Externa da Defensoria, órgão auxiliar da DPE para a promoção da qualidade dos serviços prestados pela instituição. Foram avaliados os atendimentos realizados entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2025. “A pesquisa foi realizada em um recorte de 8 dias úteis e foram ouvidas 269 pessoas com a metodologia por amostragem. Desta maneira, podemos ter uma dimensão macro dos atendimentos realizados pela DPE, em São Luís”, enfatizou a ouvidora-geral da DPE, Naisandra Mota.

    NÚMEROS DA PESQUISA:

    NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO PRESTADO PELA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO?

    Muito Satisfeito – 94,42%

    Satisfeito – 3,72%

    Neutro – 0,74%

    Insatisfeito – 0

    Muito Insatisfeito – 1,12%

     

    QUANTO TEMPO DEMOROU PARA VOCÊ SER ATENDIDO (A)?

     

    Em poucos minutos – 85,87%

    Entre 15 e 20 minutos – 9,67%

    Mais de 30 minutos – 2,23%

    Menos de 1h – 1,49%

    1h 30 min ou mais – 0,37%

    Mais de 2h – 0,37%

     

    SUA DEMANDA FOI RESOLVIDA?

     

    Sim – 49,07%

    Parcialmente 49,07%

    Não – 1,86%

     

    Fonte: Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up