Defensoria Pública do Maranhão reforça rede de apoio durante a Jornada Nem Tão Doce Lar, em São Luís
Defensoria Pública do Maranhão reforça rede de apoio durante a Jornada Nem Tão Doce Lar, em São Luís
Defensoria Pública do Maranhão reforça rede de apoio durante a Jornada Nem Tão Doce Lar, em São Luís
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher, participou da Jornada "Nem Tão Doce Lar", na última terça-feira (19), na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís. A iniciativa, promovida pela Fundação Luterana Diaconia (FLD), busca fortalecer as redes de apoio à mulher e combater a violência doméstica e familiar, promovendo diálogo, reflexão e ação sobre o tema.
No primeiro dia de atividades, foi realizada uma oficina, ministrada por Renate Gierus e Rogério Oliveira de Aguiar, representantes da FLD. A atividade incluiu a participação de agentes comunitários, profissionais da saúde, assistentes sociais e outros envolvidos no acolhimento de vítimas, promovendo a troca de informações e o fortalecimento de estratégias de enfrentamento à violência doméstica.
O defensor público e titular do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/MA, Bruno Antônio Barros Santos, contribuiu com a programação ministrando uma palestra sobre as atualizações da Lei Maria da Penha, destacando avanços e desafios desde sua vigência, em 2006, até os dias atuais. “Esses encontros são fundamentais para reforçarmos a conscientização e a aplicação efetiva das políticas públicas de proteção às mulheres, além de fortalecer o trabalho em rede”, afirmou.
A Jornada "Nem Tão Doce Lar" se destaca por sua abordagem interativa, trazendo uma casa-exposição itinerante que reproduz cenários domésticos com pistas que revelam situações de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. O nome do projeto faz alusão ao tradicional quadro "Lar Doce Lar", comum em muitos lares brasileiros, e foi escolhido para provocar reflexão sobre o ambiente doméstico como espaço potencial de violência.
Em São Luís, a jornada é realizada em parceria com diversas instituições, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, Faculdade Edufor, o grupo ETC da UFMA, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 2ª Região) e a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís.
A programação segue nos próximos dias, oferecendo novas oportunidades para fortalecer as redes de acolhimento e promover a conscientização e transformação social.