DPE/MA realiza cerimônia de certificação de lideranças populares em Pinheiro
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta terça-feira (10), a certificação dos participantes do Curso de Formação de Lideranças Populares, em Pinheiro, na baixada maranhense. A cerimônia foi conduzida pelo defensor público-geral, Gabriel Furtado, que também ministrou a palestra “Defensoria Pública e Acesso à Justiça”. A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade Facsur e contou com a presença dos alunos, convidados e autoridades.
Durante pouco mais de um mês, as lideranças participaram de capacitações semanais com temas ligados à área do Direito e aplicação em suas comunidades. O objetivo é fazer com que essas lideranças identifiquem demandas coletivas e contribuam para a mudança do contexto em que estão inseridas. Os integrantes do curso servirão como multiplicadores do conteúdo ensinado na capacitação.
Segundo o defensor-geral, essa iniciativa é muito importante para a Defensoria do Maranhão. “Essa é uma de nossas principais atividades porque acreditamos que a transformação social só vem por meio de uma cidadania ativa. Desta maneira, cursos como esse promovem a oxigenação da Defensoria Pública e, sobretudo, deixa como legado uma sociedade mais preparada para lutar pelos seus direitos”, afirmou Gabriel Furtado.
Cerca de 30 alunos participaram da certificação, em Pinheiro. Para a líder quilombola Rosa Borel, esses conhecimentos adquiridos são valorosos e farão a diferença na vida de todas as pessoas da comunidade. “Adquirimos informações que vão somar na nossa atuação na comunidade, onde precisamos trabalhar as políticas afirmativas para garantir os direitos de quem tem menos acesso à informação e é mais vulnerável. Esse curso chegou na hora certa”, declarou a líder comunitária.
Participaram da solenidade os defensores públicos Alexandre Marinho e Eurico Arruda, além da coordenadora do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública, Andréia Lauande. A capacitação é mais uma ferramenta para que a sociedade conquiste seus espaços de direito. “Estamos muito felizes por Pinheiro receber o curso de Formação de Lideranças Populares, afinal, além de capacitar, é uma forma de ajudar toda a comunidade para que, junto à Defensoria, possamos auxiliar na prestação da assistência jurídica gratuita a quem mais precisa”, finalizou Alexandre Marinho.