Defensoria Pública celebra mês de valorização do servidor e da servidora com atividades de saúde e bem-estar

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou uma programação especial em comemoração à Semana do Servidor e da Servidora. Durante o mês de outubro, a instituição, por meio de sua Escola Superior, promoveu diversas atividades, como blitz de saúde, com terapias de relaxamento, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos, escuta psicológica, consultas médicas e nutricionais, workshops sobre produtividade e gestão do tempo, além de oficinas de alimentação saudável e sessão de meditação mindfulness.

    “O mês foi dedicado ao reconhecimento do papel fundamental de cada servidor e servidora da Defensoria Pública, que, com excelência e compromisso, contribui para fortalecer os serviços prestados à população maranhense. As atividades proporcionaram saúde, bem-estar e lazer aos nossos colaboradores, mostrando que servidores valorizados asseguram um atendimento mais acolhedor e humanizado àqueles que procuram pelos nossos serviços. Esses momentos de socialização e de fortalecimento do senso de pertencimento e cooperação são essenciais para a qualidade do nosso trabalho, prioridade para a Administração Superior da Defensoria”, afirma o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

    Para este ano, como parte das celebrações do Mês do(a) Servidor(a), a DPE/MA organizou edição dos Jogos da Defs, já tradicional evento esportivo e de integração, com campeonatos de vôlei e beach tennis, música e sorteio de brindes. O evento contou com a condução da diretora da Escola Superior, Elainne Barros, e do 2º Subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa.

    As ações fazem parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, da 1ª Subdefensoria Geral do Estado, e contribuem para um ambiente de trabalho saudável, produtivo e acolhedor. Essas atividades vão além de simples benefícios, refletem o ato de cuidar das pessoas que estão na linha de frente da instituição do sistema de justiça.

    Ao investir no bem-estar dos servidores, a instituição reforça a motivação, o engajamento e a eficiência de suas equipes, o que traduz um atendimento qualificado, empático e eficaz. Além disso, ações de cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores reduzem o estresse, previnem o esgotamento e criam uma cultura organizacional positiva, que impacta diretamente nos serviços prestados à sociedade.

    “Essa atenção ao público interno demonstra que estamos em uma organização diferenciada, que valoriza tanto os resultados quanto a saúde física e mental de seus servidores e colaboradores. Que essas experiências sirvam de inspiração para aprimorarmos o nosso trabalho, proporcionando um atendimento ainda mais comprometido com aqueles que mais precisam de nossa atuação”, ressalta a coordenadora da Assessoria de Comunicação da DPE/MA, Socorro Boaes.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up