Defensoria Pública entrega a 40ª Sala em 1 ano de atividades do projeto ‘Maranhão Verde’

    A política de ampliação do acesso à Justiça no Maranhão da Defensoria Pública do Estado conquistou mais um marco nesta quarta-feira (13). Em mais uma ação de entrega de equipamentos, a DPE inaugurou sua 40ª unidade do projeto Maranhão Verde, dessa vez, na cidade de São Roberto, a 374 km de São Luís. A iniciativa, fruto de Cooperação Interinstitucional com a Prefeitura Municipal, vem descentralizar os serviços prestados pela DPE, encurtando distâncias para ofertar assistência jurídica, cidadania e dignidade à população da região de forma mais célere e acessível. A entrega da 40ª Sala Verde foi feita pelo defensor-geral, Gabriel Furtado, com a presença da prefeita Danielly Trabulsi, do diretor-geral da DPE, Luís Otávio Moraes Filho, e de autoridades do executivo e legislativo municipal.

    Antes, os assistidos teriam que se deslocar até a sede da comarca, em Esperantinópolis, a 26 km de distância. Agora, a população de São Roberto conta com a Sala Verde da Defensoria na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro da cidade. “Com a ampliação dos nossos serviços conseguimos garantir que os direitos de quem mais precisa sejam respeitados e, desta forma, cumprimos a nossa missão em sua integralidade que é levar justiça social por todo o Maranhão, promovendo igualdade de oportunidade para todos”, destacou o defensor-geral Gabriel Furtado.

    A nova unidade do projeto Maranhão Verde funcionará de segunda a sexta-feira, obedecendo horário de expediente da Prefeitura local, prestando serviços como assistência jurídica na área cível e criminal, consulta e acompanhamento processual de quaisquer naturezas, esclarecendo também dúvidas e informações sobre audiências e outras demandas similares. A prefeita de São Roberto, Danielly Trabulsi, parabenizou a parceria com a Defensoria Pública para ampliar o atendimento à população. “Este é um momento de muita alegria para todos nós do município com a inauguração dessa Sala Verde. Desta maneira, o ponto de atendimento da Defensoria vai oferecer serviços gratuitos aos nossos moradores sem precisar que eles se desloquem até outras cidades”, informou a prefeita.

    Maranhão Verde - A expansão dos serviços da Defensoria por meio do projeto Maranhão Verde teve início em junho de 2022, quando o município de Bacabeira recebeu a 1ª Sala Verde, com o objetivo de descentralizar os atendimentos da comarca de Rosário. De lá pra cá, além de São Roberto, outras 39 cidades foram contempladas com os serviços da DPE (23 salas entregues somente em 2023), somando quase 5.300 atendimentos em 1 ano, até o mês de julho último.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up