DPE/MA realiza Jornada Formativa do Eu & Ela: Repensando o Gênero voltada para Imperatriz e Santa Inês

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio da Escola Superior, realiza nos dias 14 e 15 de setembro, a Jornada Formativa Eu & Ela: Repensando o Gênero. A programação é voltada para os profissionais e estagiários contratados para o projeto nas regiões de Santa Inês e Imperatriz, a partir de convênio com a Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    As aulas ocorrerão de forma online, por meio da plataforma Google Meet, das 8h às 18h. Participantes que registrarem presença, por mensagem no chat, receberão certificado de 16h/aula. Interessados que não façam parte do público-alvo podem assistir à formação na qualidade de ouvintes.

     

    PROGRAMAÇÃO

    Nesta quinta-feira (14), a primeira palestra foi ministrada pela defensora pública do Núcleo de Execução Penal (NEP), Maiele Morais. O encontro teve como tema “Violência de gênero e interseccionalidades”. Às 10h foi a vez da defensora pública do Maranhão, Claudia Isabelle, discorrer sobre o assunto “O Ciclo da violência doméstica”.

    Pela tarde, a Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Daniele Bittencourt, falará sobre o tema “A metodologia reflexiva como instrumento de desconstrução das masculinidades e da violência”. E, fechando o primeiro dia de palestras, a defensora pública do Maranhão, Ana Laura Almeida, ministrará a palestra “Criminologia crítica: reflexões sobre o consentimento”.

    A Jornada Formativa Eu & Ela: Repensando o Gênero será retomada nesta sexta-feira (15), a partir das 8h, com o bate-papo “Questões Práticas do Convênio”, com Kleldilene Pinheiro, Supervisora de Convênios da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

    O cronograma prevê, às 9h, palestra com a jovem Julia Nabate, do Coletivo Menina Cidadã com o tema “A violência contra meninas: como intervir?”. Na sequência, será exibido o documentário “O Silêncio dos Homens”. Por fim, a assistente social Yasmin Pereira e a psicóloga Patrícia Oliveira conduzirão dois momentos com os(as) profissionais e estagiários(as) do projeto Eu & Ela: a oficina intervencionista e conversa sobre experiências e desafios do projeto "Eu & Ela São Luís".

     

    EU & ELA: REPENSANDO O GÊNERO

    Desenvolvido pela Defensoria Pública do Maranhão, com recursos federais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), o projeto contribui para a reabilitação dos internos envolvidos em crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher que cumprem pena em unidades prisionais da capital maranhense.

    Além da reabilitação, o “Eu & Ela” fortalecer os vínculos familiares dos internos, por meio da criação de salas de espera de educação em diretos que contribuem para o fim do ciclo nocivo da violência doméstica.

    A ideia central do projeto é promover a reeducação de gênero no ambiente prisional, no atendimento dos presos, de suas famílias, bem como das vítimas efetivas ou potenciais da violência doméstica.


    Veja Também

    keyboard_arrow_up