Defensoria consegue decisão em favor de assistida vítima de golpe em rede social e reforça cuidados com transações bancárias

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) volta a alertar a população sobre o crescimento de fraudes nas redes sociais e aplicativos de mensagens, especialmente por meio dos denominados “golpes de engenharia social”, que são técnicas extremamente elaboradas de manipulação que exploram a confiança humana para enganar indivíduos e obter informações confidenciais (como senhas) ou dinheiro.

    O alerta ganha ainda mais relevância após a instituição ter conquistado, recentemente, uma decisão judicial que suspendeu cobranças de empréstimos em nome de uma assistida que teve os dados financeiros fraudados.

    O caso - A assistida procurou a Defensoria após perceber que havia sido vítima de um golpe iniciado no Instagram. Ela acreditava estar conversando com um amigo por meio de mensagens privadas nessa rede social e, movida pela confiança, fez um pix no valor de R$ 200,00 supostamente para ajudar em um investimento. Somente depois ela descobriu que a conta do amigo havia sido invadida por terceiros, que se passaram por ele para aplicar o golpe.

    Utilizando as informações coletadas nas conversas, os fraudadores avançaram e acessaram também a conta bancária dela, realizando uma série de operações indevidas. Entre elas, a contratação de um empréstimo de R$ 5.500,00 e de um crédito de R$ 1.150,00 vinculados ao seu cartão de crédito no Nubank, além de novas operações bancárias fraudulentas no PicPay. Os valores foram transferidos para contas de terceiros e para empresas desconhecidas pela consumidora.

    Mesmo após registrar boletim de ocorrência e buscar a solução diretamente com as instituições financeiras, ela não obteve êxito. Diante disso, recorreu à Defensoria Pública, que ingressou com ação judicial para impedir que a vítima fosse responsabilizada pelos débitos.

    A Justiça acolheu os pedidos de tutela de urgência formulados pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE, determinando a suspensão provisória das cobranças dos empréstimos fraudulentos contratados junto ao Nubank e PicPay, até a prolação de sentença.

    Cuidados – Assim como no caso da assistida, os golpes que utilizam engenharia social têm se tornado cada vez mais sofisticados. Os criminosos usam perfis clonados, contas invadidas e conversas simuladas para gerar confiança antes de pedir dinheiro ou coletar informações sensíveis.

    Diante disso, é necessário adotar certos cuidados nas redes sociais e aplicativos de mensagens:

    1. Desconfie de pedidos de dinheiro via redes sociais, aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas.

    Mesmo que o perfil pareça ser de alguém conhecido, confirme o pedido por outro canal, como ligação ou mensagem direta no WhatsApp original da pessoa, ou mesmo por ligações por vídeo ou contato pessoal com o solicitante.

    2. Não clique em links suspeitos

    Golpistas costumam enviar links que direcionam para páginas falsas ou capturam informações.

    3. Nunca compartilhe dados bancários ou códigos de segurança

    Instituições financeiras nunca solicitam senhas, números completos de cartão ou códigos enviados por SMS.

    4. Desconfie de ofertas vantajosas em sitesd e perfis desconhecidos.

    O consumidor deve estar atento que o fraudador sempre vai procurar seduzir a vítima com uma oferta de vantagem exagerada, algo gratuito, premiação de um sorteio, refinanciamento de empréstimos e prestações com redução de 50 a 70%, produtos com valores abaixo do preço de mercado, dentre outras “armadilhas”.

    5. Ative a autenticação em dois fatores

    O recurso aumenta a segurança e dificulta a invasão de contas.

    6. Fique atento a movimentações fora do seu padrão

    Notificações de compras, empréstimos ou transferências desconhecidas devem ser comunicadas imediatamente ao banco, devendo o consumidor solicitar protocolos das reclamações para futura comprovação de que ele as questionou assim que teve conhecimento destas.

    7. Registre boletim de ocorrência e busque orientação jurídica

    Caso perceba qualquer movimentação suspeita, procure auxílio. A Defensoria Pública pode orientar e atuar judicialmente quando necessário.

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