Dezenas de pessoas participaram da audiência pública com o tema “Transporte Público no Território Cajueiro”, realizada pela DPE/MA

    Dezenas de pessoas participaram da audiência pública com o tema “Transporte Público no Território Cajueiro”, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) no último dia 24. O encontro reuniu moradores das sete comunidades que integram o território, localizado na Zona Rural de São Luís, além de representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

    A atividade foi conduzida pelo defensor público Éviton Rocha, do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, ao lado do defensor público Juliano Sousa, do Núcleo de Defesa do Consumidor, e da ouvidora-geral da DPE/MA, Naisandra Mota. O defensor público Erick Railson Reis (Moradia) também acompanhou a audiência.

    Compuseram ainda a mesa do evento representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), das secretarias de Estado das Cidades (Secid) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Subprefeitura da Zona Rural de São Luís, da empresa Viação Estrela, da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), além da liderança local do Cajueiro, Nataniel Barreto.

    A audiência foi promovida com o objetivo de buscar soluções mais céleres para os problemas enfrentados pelas comunidades, como estradas precárias tomadas pela poeira no período seco e pela lama na época chuvosa e a instabilidade na oferta de transporte público.

    Durante o evento, moradores apresentaram diversos relatos sobre a falta de manutenção das vias e o descaso com o transporte coletivo, fatores que impactam diretamente a qualidade de vida da população. Em resposta, as autoridades presentes prestaram esclarecimentos sobre os pontos levantados.

    Ao final das discussões, foram firmados encaminhamentos para possíveis melhorias no Território Cajueiro. Entre eles, ficou marcada uma reunião para o dia 16/12 com a SMTT, Semosp, Emap, Subprefeitura da Zona Rural, Sedihpop, Secid e Viação Estrela, ocasião em que serão apresentadas devolutivas das demandas tratadas na audiência.

    Além disso, a SMTT realizará estudo de viabilidade para implantação de linha experimental, novo itinerário ou solução alternativa de mobilidade; a Semosp fará vistoria técnica completa da principal via de acesso à comunidade Cajueiro; e a Subprefeitura irá incluir o Território Cajueiro em seus planos de mobilidade urbana e desenvolvimento municipal.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up