Defensoria Pública do Maranhão inaugura o 50º econúcleo na cidade de Matões
Após 10 anos de atuação na cidade de Matões, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) ganhou no município uma casa nova, moderna e ecológica: o 50º econúcleo da instituição. A inauguração do núcleo ecológico de atendimento de número 50 foi nessa sexta-feira (7) e representa um marco significativo na história da Defensoria, consolidando o projeto pioneiro da instituição baseado na economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social.
Chegar à marca de 50 unidades de atendimento neste modelo reforça o compromisso da Defensoria em ampliar o acesso à justiça para a população vulnerável do Maranhão, de forma inovadora e consciente. O projeto dos econúcleos da DPE/MA é amplamente reconhecido pela sua engenharia inovadora. As unidades, construídas a partir de sistemas modulares, representam redução de custos operacionais e menor tempo de construção e instalação, além de usar materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental.
A cerimônia de inauguração, em Matões, reuniu autoridades e a sociedade civil que celebraram a chegada da unidade mais moderna e confortável da Defensoria. A inauguração foi coordenada pelo 2º subdefensor público-geral do Maranhão, Paulo Costa, que reforçou a preocupação da instituição de oferecer o melhor serviço à população. “O 50º econúcleo é a prova de que é possível oferecer um serviço público de excelência com responsabilidade. A DPE/MA tem investido em inovação para que o direito de acesso à justiça chegue a todos os cantos, em espaços dignos e ecologicamente corretos”, destacou Paulo Costa.
Para o prefeito de Matões, Raimundo Nonato Carvalho, conhecido como Nonatinho, receber as novas instalações da Defensoria representa muito mais que apenas um novo ponto de atendimento. “Para Matões, esta nova sede representa mais que um prédio, é a garantia de que nossos cidadãos terão um atendimento de qualidade, em um espaço melhor. Aqui, a população terá acesso a seus direitos, em um local que pensa nas pessoas e no meio ambiente”, declarou o prefeito.
O sucesso e a relevância do projeto foram, inclusive, reconhecidos a nível nacional, com a DPE/MA conquistando premiações por suas melhores práticas de sustentabilidade na administração pública, como o Prêmio A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Durante a inauguração também estiveram presentes o defensor público auxiliar da Defensoria Geral, Gil Henrique Faria, o defensor público titular do Núcleo Regional de Matões, Ademir Alencar, o defensor público titular do Núcleo Regional de Parnarama, Gustavo Lima, e a ouvidora-geral da DPE, Naisandra Mota.
A Defensoria Pública já está de portas abertas para atender a população no novo endereço, em Matões, que fica na rua Edson Pereira, s/n, Outeiro da Cruz. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.