Município de Bequimão recebe 49º Econúcleo da Defensoria Pública do Estado
Foi inaugurado, nesta segunda-feira (16), mais um Núcleo Regional da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA). Dessa vez, a comarca contemplada foi a de Bequimão, município distante 75km da capital maranhense. A cerimônia de inauguração deste que é o 49º econúcleo da instituição foi conduzida pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, contando com a presença de autoridades, colaboradores da DPE e a população em geral.
Durante a inauguração, Gabriel Furtado destacou o impacto transformador da unidade e lembrou do aniversário município, que esta semana completa 90 anos. “Esta conquista é da população de Bequimão, um presente que a cidade recebe na semana de seu aniversário. Agradecemos a todos pela sensibilidade e articulação, dentre eles ao ex-prefeito João Batista Martins, ao atual prefeito Zé Martins, aos vereadores, e demais parceiros que de alguma forma contribuíram para a implantação de mais este econúcleo”.
Também presente à entrega, o prefeito da cidade, Antônio José Martins, destacou a importância da presença da DPE para a população local, sobretudo para os mais vulneráveis. “O núcleo está lindo e pronto para atender a comunidade, principalmente a parcela mais pobre do município, que não pode pagar um advogado. O aniversário é da cidade e o presente quem ganhou foi a população”, frisou Zé Martins.
Ainda prestigiaram o evento o 2º subdefensor-geral Paulo Rodrigues da Costa, a ouvidora-geral da DPE, Naisandra Mota, o defensor público e auxiliar da DPGE, Gil Henrique Faria, o defensor público Marcos Fort, a coordenadora da Assessoria de Comunicação da instituição, Socorro Boaes, dentre outros.
Bequimão e seu termo judiciário Peri-Mirim possuem quase 35 mil habitantes, muitos destes convivendo em situação de vulnerabilidade e violações de direitos. “Nossa missão é expandir cada vez mais o acesso à justiça e garantir que todos os maranhenses tenham seus direitos assegurados”, afirmou o 2º subdefensor-geral Paulo Costa.
Este novo Econúcleo é mais um passo importante no compromisso a DPE de pintar todo o Maranhão de verde e levar os serviços da instituição para todas as comarcas do Estado. “Agora, pessoas desassistidas terão o apoio da Defensoria Pública, não apenas na assistência jurídica, mas em uma gama de serviços interdisciplinares que podem mudar suas realidades”, concluiu o defensor público Marcos Fort, que responderá temporariamente pela unidade de atendimento.
Localizada na Rua Elpídio Couto - Bairro de Fátima (ao lado da Rodoviária de Bequimão), o prédio possui uma estrutura dotada de recepção ampla, salas para defensores públicos, sala de reuniões e conciliações. E, ainda, sala para o setor administrativo, para assessores e estagiários, refeitório e banheiros, sendo um deles para pessoa com deficiência.