Defensoria Pública leva projeto Te Alui, Mulher para a Região Tocantina
Um projeto inovador da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) está transformando a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo mais dignidade e cidadania. O “Te Alui, Mulher” pegou a estrada e saiu da ilha de São Luís pela primeira vez. Com o objetivo de empoderar essas mulheres, proporcionando acesso a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento, a caravana da Defensoria desembarcou na Região Tocantina, entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
O primeiro município a receber o projeto foi Imperatriz, onde foi realizado um curso profissionalizante de designer de sobrancelhas na segunda e terça (10 e 11). Já na quarta-feira (12) foi realizado o grande mutirão com serviços da Defensoria Pública do Maranhão e de parceiros institucionais, como atendimento jurídico integral e gratuito, acolhimento psicossocial, serviços de saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, testes rápidos, inclusão no cadastro do Sine, e emissão da Carteira de Trabalho Digital, além de atendimento do CadÚnico, Bolsa Família, serviços do CRAS, CREAS e orientações sobre o BPC.
Já na cidade de Açailândia, o projeto foi desenvolvido nos dias 12 e 13 com o curso profissionalizante de designer de sobrancelhas, e no dia 14 (sexta-feira) com o mutirão do “Te Alui, Mulher”. Em ambas as cidades, o projeto contou, também, com espaço para crianças, atendimento e apoio da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, e trocas de lâmpadas e inscrições no Tarifa Social de Baixa Renda por meio da Equatorial. As Prefeituras das duas cidades também foram fundamentais para a realização do projeto. Nas duas cidades, as ações ficaram sob a coordenação da 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, que levou palestras sobre a Lei Maria da Penha e o protagonismo feminino.
“Os resultados do projeto têm sido extremamente positivos. As mulheres têm demonstrado um aumento significativo em sua autoestima e confiança, além de terem conquistado novas habilidades e oportunidades. Muitas delas já conseguiram sair da situação de vulnerabilidade e construir uma vida digna e independente. O ‘Te Alui, Mulher’ é um exemplo de como é possível promover a transformação social por meio de iniciativas inovadoras e colaborativas. Ao oferecer dignidade e cidadania para essas mulheres, o projeto está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu Cristiane Marques.
O “Te Alui, Mulher”, que é uma iniciativa que conecta mulheres e redes de proteção, já teve 4 edições em 2024 e só naquele ano realizou mais de 1.500 atendimentos. A dona Maria da Luz aproveitou o “Te Alui, Mulher” para dar um tapa no visual e visitou o espaço de beleza e bem-estar. “Eu estou muito feliz com essa ação da Defensoria Pública e, no próximo dia 23, vou completar 58 anos. Eu vim me embelezar e aproveitar esse dia de rainha. Agradeço primeiro a Deus e, depois, a esse projeto incrível”, destacou a lavradora que fez pela primeira vez, durante a ação, uma escova nos cabelos.