DPE/MA e Senai realizam certificação de curso profissionalizante de Assistente Administrativo em Açailândia
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, na última quarta-feira (12), a cerimônia de certificação da turma do curso profissionalizante de Assistente Administrativo, em Açailândia. A iniciativa é um marco para a qualificação profissional na região e pretende impulsionar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, oferecendo uma formação de qualidade e reconhecida em todo o país.
A cerimônia de certificação foi conduzida pela 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, e contou com a presença de representantes da DPE-MA, do Senai, de autoridades locais e de familiares dos formandos. O evento foi marcado por emoção e entusiasmo, com os 13 alunos formados celebrando a conquista do certificado e o início de uma nova etapa em suas vidas. “Ao investir na qualificação profissional da população, a parceria entre a DPE e o Senai contribui para a geração de emprego e renda, além de garantir autonomia e independência a esses trabalhadores que, agora, encontram-se preparados para o mercado que é tão competitivo”, destacou Cristiane Marques.
O curso profissionalizante faz parte do Projeto “Gerando Renda e Construindo Cidadania”, desenvolvido pelas duas instituições, desde 2023. O objetivo do programa é gerar oportunidades de emprego e renda à população em situação de vulnerabilidade, por meio da inclusão social e produtiva, além de fortalecer e ampliar o acesso a direitos da população em situação de fragilidade socioeconômica e garantir acesso à formação cidadã. O projeto é desenvolvido por meio da Escola Superior e do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, ambos da DPE/MA.
A parceria entre as duas instituições representa um importante passo na promoção da cidadania e no desenvolvimento social do Maranhão. Ao oferecer qualificação profissional gratuita e de qualidade, as instituições estão contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para os moradores de Açailândia. A iniciativa da DPE-MA e do Senai demonstra o compromisso das instituições com a transformação social e o desenvolvimento do Estado.