Defensoria empossa Naisandra Mota como ouvidora-geral da instituição

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) deu posse à mais nova ouvidora-geral da instituição, Naisandra Mota Silva, em solenidade realizada na sede da DPE, em São Luís. A pedagoga, que exercerá o cargo no biênio 2024/2026, chega para substituir a assistente social Fabíola Diniz, que dirigiu o órgão auxiliar durante os últimos quatro anos.

    A solenidade foi bastante concorrida, sendo conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado, com a presença de autoridades do Governo do Estado, do Ministério Público, da Câmara de Vereadores, além de outras entidades representativas da sociedade civil.

    “É o início de um novo ciclo da ouvidoria externa da Defensoria, e esperamos que seja tão produtivo como foi na gestão da ex-ouvidora Fabíola Diniz, que inovou, nos aproximou ainda mais da sociedade civil e da excelência no atendimento de nossos assistidos. É um desafio e acredito que a Naisandra está à altura de tão nobre missão social", afirmou Gabriel Furtado.

    Também prestigiou o evento o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema), o defensor público Thiago Amin, bem como familiares da empossada, outros defensores públicos da instituição e servidores.

    Na ocasião, a ex-ouvidora-geral Fabíola Diniz ainda recebeu das mãos do defensor-geral Gabriel Furtado a medalha Zilda Arns, pelo importante papel desenvolvido à frente do órgão auxiliar por dois mandatos (2020/2022-2022/2024).

    Naisandra Mota tem experiência nas áreas de Serviço Social e Educação, com ênfase em direitos humanos de crianças e adolescentes e alfabetização de jovens e adultos.

    “Sabemos da grande responsabilidade que é assumir esse cargo tão importante, tanto para a instituição, quanto para a sociedade que tanto precisa de um atendimento qualificado. Seremos essa voz dentro da Defensoria, participando de alinhamentos estratégicos, sugerindo, às vezes cobrando, mas sempre visando otimizar e fortalecer a relação com as comunidades”, destacou a pedagoga.

    A nova ouvidora é graduada pela Universidade Estadual do Maranhão, em Bacabal (Uema) e possui especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, pelo Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão (Capem) e cursa, atualmente, a especialização em Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes, pela Universidade de Brasília (UnB).

    Veja Também

    keyboard_arrow_up