Em Itinga do Maranhão, Defensoria Pública inaugura o 47º econúcleo da instituição, o segundo em menos de 15 dias
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) entregou na cidade de Itinga do Maranhão, nesta sexta-feira (29), o 47° econúcleo da instituição. Em uma unidade moderna e sustentável, os mais de 20 mil habitantes do município, que fica a cerca de 620km da capital, poderão ter seus direitos garantidos, acessando a Justiça de forma integral e gratuita mais próximo de casa. No último dia 18 de novembro, foram os moradores de Olinda Nova que passaram a contar com os serviços da DPE/MA.
Conduzida pelo auxiliar da Defensoria Geral, o defensor público Gil Henrique Faria, a cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio Araújo Oliveira, bem como do defensor público Anthony Campos Rodrigues, que responderá pela comarca, e demais representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais e da sociedade civil.
“Continuamos a ampliação de nossos serviços para o interior do estado, levando mais cidadania, dignidade e acesso à Justiça. Este novo núcleo regional, quase na divisa com o Pará, representa nossa capilaridade, rompendo barreiras para garantir direitos para os cidadãos itinguenses, por mais longínquo que o município esteja da capital”, afirmou Gil Faria.
Homenageado pela DPE/MA com o certificado de “Amigo da Defensoria”, o gestor municipal Flávio Araújo parabenizou os cidadãos de Itinga e agradeceu a Defensoria pela conquista.
“A inauguração deste econúcleo da Defensoria Pública no nosso município fecha com chave de ouro as conquistas e realizações de Itinga em 2024. O povo é quem ganhará com essa importante obra da Defensoria, que apoiamos por entender a sua relevância para o desenvolvimento social do município”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.
Em sua fala, o defensor público Anthony Campos Rodrigues pontuou sua satisfação em integrar a Defensoria Pública, no município de Itinga do Maranhão. “Estamos entregando um espaço que foi construído a partir de um modelo econômico e sustentável que vem se espalhando por todo o Brasil. É uma felicidade enorme chegarmos a mais um município maranhense, que poderá agora usufruir dos nossos serviços”, disse.
Instalados com base nos pilares da economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social, os econúcleos utilizam módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra, o que torna os custos menores e o tempo de execução mais rápido.
Estrutura - Com 90,27m² de área construída, o novo Núcleo Regional da Defensoria funcionará a partir da segunda-feira, na Rua Ipê, s/n, Loteamento Paraíso, em Itinga do Maranhão. A unidade conta com ampla recepção, sala para defensor (a) público (a), sala de reuniões e conciliações, sala para o setor administrativo, assessores e estagiários, refeitório e três banheiros, sendo um deles para pessoa com deficiência.