45º econúcleo da DPE/MA é entregue à população de Coelho Neto, município que conta com serviços da instituição há 10 anos

    Foram entregues nesta quarta-feira (14), pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), as novas instalações do Núcleo Regional de Coelho Neto, cidade localizada a 385 quilômetros da capital maranhense. Conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado, a inauguração do 45° econúcleo da DPE/MA é fruto do processo de expansão institucional, baseado nos pilares da economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social. 

    “Depois de 10 anos já instalados aqui na cidade de Coelho Neto, chegou a hora de presentear a população com um espaço mais amplo, acessível e confortável. Este é o nosso maior e mais moderno equipamento, se considerarmos uma estrutura para dois defensores. Estamos de casa nova e casa própria, o que é uma grande alegria para nós. Foi uma cerimônia cheia, prestigiada pela população, o que reflete muito bem a articulação da DPE/MA aqui na região com toda a rede e demais organizações. O trabalho vai continuar, em parceria com a comunidade, a sociedade civil e o poder público, para a construção de uma cidadania plena e ativa. Isso porque, com a Defensoria Pública, você nunca está sozinho(a)”, afirma o defensor-geral.

    Além da cidade de Coelho Neto, o econúcleo também acolhe as populações de Afonso Cunha e Duque Bacelar, o que totaliza quase 60 mil pessoas alcançadas. “É um novo tempo para a comarca de Coelho Neto e seus termos judiciários, uma vez que chegamos a esta região há uma década e, agora, nossas novas instalações resultarão em mais qualidade na oferta dos serviços voltados aos nossos assistidos e assistidas. Vamos continuar prestando assistência integral e gratuita a quem mais precisa, em um prédio que atende as necessidades de quem chegar por aqui”, afirma o defensor público titular de Coelho Neto Thyago Rodrigues.

    Localizado na MA 034, Olho d’Aguinha, o econúcleo foi construído em terreno doado pelo poder público municipal. A unidade contempla ampla recepção, salas para defensores, assessores e estagiários, espaço para reuniões, copa, três banheiros, sendo um para pessoa com deficiência, distribuídos em 170,8m². A estruturação utilizou módulos pré-fabricados em linha de montagem, instalados no local da obra, e mobília fabricada por internos do sistema prisional maranhense.

    “Esta é uma obra totalmente sustentável, de referência para o Maranhão e para todo o país. Estivemos acompanhados de várias autoridades e entregamos para a população da região um belíssimo equipamento. Avanço para o desenvolvimento de nossa cidade, que irá auxiliar e fortalecer a justiça social do povo maranhense”, elogia o prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva.

    Na reinauguração também marcaram presença a defensora pública titular da comarca Viviane Carvalho de Melo e a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz.

    “Estamos agora em um núcleo funcional, muito mais acolhedor, com salas individualizadas e acessibilidade. Tudo para prestar o melhor serviço para a comunidade”, frisa a defensora pública.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up