Defensor-geral do Maranhão é reconduzido ao cargo para os próximos dois anos

    Foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Estado do Maranhão, nesta terça-feira (04), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o defensor público Gabriel Furtado, para o biênio 2024-2026. Durante a solenidade, o gestor garantiu, em discurso, que dará continuidade à expansão institucional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e ao plano de erradicação do sub-registro de nascimento dos maranhenses, por meio do acesso à documentação básica.

    Ao lado do defensor-geral, seguem como integrantes da Administração Superior da instituição, a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, o 2º subdefensor-geral, Paulo Costa, e o corregedor-geral, Aldy Mello Filho, que estão sendo empossados nesta quarta-feira, 05. O pernambucano, que recentemente recebeu o título de cidadão maranhense, já vive no Maranhão há cerca de 15 anos e luta em favor da população. Constituiu família e carrega no peito o compromisso de levar a DPE/MA a todas as comarcas maranhenses.

    “Quando a gente se junta e faz uma governança compartilhada, a gente cresce. Hoje eu vejo uma Defensoria Pública com portas abertas em diversas instituições e com pautas exclusivas. Vejo uma Defensoria fazendo educação em direitos. Nós entendemos que a vitória é como um esporte coletivo e nada disso poderia acontecer se não fosse o trabalho árduo de cada servidor, estagiário e defensor público, que se dedica a servir a população. Servir é um privilégio e, ainda mais, servir ao povo do Maranhão. Vamos trabalhar neste próximo mandato com muito mais afinco, amor e dedicação”, garantiu o defensor-geral.

    Representando o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, o secretário de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, enalteceu a atuação do defensor-geral Gabriel Furtado e reforçou o propósito de expansão da instituição.

    “Só posso falar da gratidão em ver o trabalho que Gabriel vem desempenhando à frente da DPE/MA. Uma excelente gestão que tem levado a Defensoria cada vez mais próxima das pessoas, por meio das inúmeras frentes que a instituição trabalha para garantir dignidade e cidadania ao povo maranhense. A recondução é um reconhecimento pelo trabalho prestado pelo Gabriel e eu tenho certeza que a DPE irá avançar cada vez mais para atender a quem mais precisa. O governador Carlos Brandão tem grande apreço pelo defensor-geral e pela Defensoria Pública do Estado, razão pela qual não mede esforços para que a gente possa interiorizar a instituição cada vez mais”, elogiou o secretário de Estado.

    Da cerimônia de posse, participaram também a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, o procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e demais autoridades locais do Judiciário, Legislativo, defensores públicos, servidores e representantes da sociedade civil.

    “Esta é a continuação de um trabalho exitoso, de entrega e de dedicação, voltado para aqueles que mais precisam. Fico muito tranquila e muito feliz de participar deste momento, que representa mais acesso à Justiça e compromisso com os mais vulnerabilizados. Ganha o povo do Maranhão com essa recondução”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

    O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, contou que a recondução de Gabriel Furtado é um reconhecimento a todo o trabalho que o defensor-geral exerceu ao longo do primeiro mandato. “Agora ele irá seguir com a missão de levar a Defensoria Pública a mais municípios maranhenses, bem como melhor estruturar a instituição. Acima de tudo, é tempo de fazer com que a assistência integral e gratuita chegue a quem precisa, facilitando o acesso a direitos no dia-a-dia das pessoas”, afirmou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

    A cerimônia foi prestigiada ainda por lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, que falaram sobre como a assistência prestada pela DPE/MA, por meio de todo o corpo funcional da instituição, tem garantido os direitos da população maranhense.

    “Nós da sociedade civil organizada estamos muito felizes com a recondução do senhor Gabriel Furtado. O projeto Defensoria na comunidade é importante demais para a sociedade civil, para o atendimento às comunidades e ao nosso povo. Ele abriu caminhos para que nós tivéssemos voz e fôssemos ouvidos”, parabenizou a vice-presidente da União de Moradores da Vila Embratel, Marcelina Soares Lindoso.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up