Mirinzal recebe o 43º econúcleo da Defensoria Pública do Estado

    O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, inaugurou, nesta quarta-feira (10), mais um econúcleo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Desta vez, a comarca de Mirinzal foi a beneficiada com a mais nova unidade de atendimento da DPE.

    A solenidade foi conduzida pelo defensor-geral do Maranhão e contou com a presença do prefeito de Mirinzal, Amaury Santos Almeida, da juíza de Direito Flor de Lys Ferreira, do promotor de Justiça Frederico Bianchine, do segundo subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa, do segundo auxiliar da Defensoria-Geral, Gil Henrique Faria, do defensor público Magson Melo e da ouvidora da DPE/MA, Fabíola Diniz.

    Na ocasião, o defensor-geral Gabriel Furtado destacou que a entrega do equipamento foi fruto da confluência de esforços de muitos parceiros institucionais que atuaram desde as primeiras articulações até a doação do terreno onde foi instalado o núcleo ecológico realizada pelo Município de Mirinzal. E essa cooperação possibilitará que milhares de maranhenses tenham acesso à Justiça de forma gratuita.

    “No total, serão beneficiadas com a entrega do econúcleo em Mirinzal cerca de 21 mil pessoas, considerando a comarca e o termo judiciário de Central do Maranhão. E assim como aqui, com tantas parcerias, vamos continuar trabalhando para alcançar a meta de chegar a 100 imóveis próprios da Defensoria até o fim de 2026”, disse Gabriel Furtado.

    Para o prefeito Amaury Santos Almeida, foi motivo de grande alegria ter atuado no processo e ter prestigiado a chegada da Defensoria em Mirinzal. “É uma felicidade muito grande participar deste momento porque a inauguração do econúcleo representa um grande alcance social para a região. Aqueles que não tinham como pagar pelo serviço de um advogado agora terão um defensor para representá-los e garantir seus direitos”, afirmou.

    Aproveitando a ocasião, o defensor público que será responsável pelo econúcleo nas próximas semanas, Magson Melo, expressou o compromisso com a população mirinzalense. “Com certeza Mirinzal está sendo agraciada com uma instituição que é essencial à democracia e me coloco à disposição para auxiliar em tudo o que for necessário. A população só tem a ganhar”, declarou.

    O núcleo - O modelo é o 15º equipamento ecológico entregue pela atual gestão. Com a inauguração, a DPE/MA passa a estar presente em 157 municípios maranhenses.

    O novo prédio está localizado na Avenida do Aeroporto - Centro e conta com 90,2 m² de área construída com recepção confortável e climatizada, uma sala para defensor (a) público (a), salas para reunião e conciliação, para assessores e estagiários, além de copa e banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência.

    A unidade integra o moderno projeto dos econúcleos que é construído a partir de módulos pré-fabricados em linha de montagem e montados no local na obra. Além disso, a unidade conta com parte da mobília fabricada por internos do sistema prisional maranhense, fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

    Veja Também

    keyboard_arrow_up