Ciapvi da Defensoria Pública comemora 15 anos de luta em defesa e pela valorização do idoso

    Reconhecido pela forte atuação em favor da pessoa idosa, na busca por uma sociedade mais justa e solidária para o segmento, fomentando o respeito e a valorização destes cidadãos, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) comemora 15 anos, neste mês de março.

    Concebido inicialmente como um projeto vinculado ao Gabinete da Presidência República, o Centro encontrou terreno fértil na Defensoria Pública estadual, e sempre sob a coordenação da assistente social e gerontóloga Isabel Lopizic, abriu caminhos, superou desafios, tornando-se um setor forte e atuante dentro da instituição, referência na luta pelos direitos e empoderamento de populações vulneráveis.

    Nesta gestão, a unidade especializada ampliou ainda mais o seu leque de atuação. Além do acolhimento psicossocial dos idosos e encaminhamento para demandas judiciais, nestes tempos pandêmicos vem integrando articulações com instituições da rede de defesa do segmento para viabilizar doações diversas de alimentos, fraldas, TV’s, jogos, móveis e utensílios do lar, dentre outros.

    “É um segmento que temos dado prioridade e sempre temos buscado ampliar nosso rol de serviços de valorização dos idosos, fortalecendo nossa atuação em rede, viabilizando benefícios que vão além do apoio judicial e psicossocial a fim de que esses cidadãos e cidadãs vivam com dignidade, sobretudo num período tão conturbado da história da humanidade”, destacou o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos.

    Recentemente, quatro instituições de longa permanência para idosos foram beneficiadas com doações, dentre elas o Asilo de Mendicidade de São Luís, a Casa Lar São Vicente de Paulo, a ILPI Municipal “Lar Calabriano” e a ILPI mantida pelo Governo do Estado “Solar do Outono”.

    A iniciativa foi resultado de ação conjunta entre a Defensoria, a Associação de Titulares de Cartórios do Maranhão e a empresa Eneva. Foram doados móveis e materiais que garantirão uma melhor qualidade de vida às pessoas abrigadas nestes espaços.

    “Os idosos são, sem dúvidas, os nossos assistidos mais vulneráveis, por isso, temos uma preocupação constante em qualificar os nossos servidores e defensores para que os recebam com todo respeito e carinho que merecem e deem prioridade na resolução de suas demandas”, afirmou o subdefensor-geral Gabriel Furtado.

    Histórico - São 15 anos de serviços prestados de escuta especializada, conciliação e mediação de conflitos, visitas domiciliares, resgate de idosos em situações de extrema vulnerabilidade e apoio familiar com a realização de seminários, palestras, mesas de diálogo, curso de cuidadores prevenção e enfrentamento à violência nas suas diversas tipologias, através de atendimento especializado.

    “O Brasil e o mundo têm uma população cada vez maior de pessoas idosas. E desde que assumi a coordenação do Ciapvi, missão que muita me orgulha e alegra, temos trabalhado para fortalecer as políticas de defesa dos direitos desses cidadãos, com vistas a garantir um estado mais seguro e melhor preparado para atender suas necessidades, com cidadãos idosos empoderados e conscientes de seus direitos, protagonistas de suas histórias de vida”, comentou Isabel Lopizic, exemplificando dentre as ações realizadas em rede, curso em parceria com o Sebrae. “Foi uma experiência maravilhosa e inovadora esse curso de empreendedorismo para idosos”.

    Desde 2006, quando foi criado na gestão da então defensora-geral Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, o Centro promove a Campanha de Conscientização e Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, a Feira de Valorização Cultural, e já promoveu cursos especializados, como o de Cuidador de Idoso.

    Dentro da política de qualificação e aproximação com a comunidade, a Defensoria Pública, por meio do Ciapvi, realizou capacitações em diversos municípios, como Paço do Lumiar, Raposa, Imperatriz, São José de Ribamar, Governador Edison Lobão, Bom Jesus da Selva, Cedral, Tutum, Pinheiro, Barra do Corda, Belágua, Vargem Grande, Balsas, Caxias, Açailândia, Presidente Dutra, Dom Pedro, São João dos Patos, dentre outros.

    De 2019 a início de 2020, o Ciapvi promoveu o projeto de “Quinta de Arte e Inclusão Social”, projeto que oportunizou a dezenas de idosos mostrarem seus talentos, no coração de São Luís, o Centro Histórico. Foram diversas atrações, como apresentações de danças, músicas, cantatas, para um número grande de turistas e para o povo ludovicense.
    Homenagem – Em reconhecimento aos serviços prestados em favor dos idosos, o Ciapvi foi homenageado por vários órgãos e instituições dentre elas a Abraz, Disque-Denúncia Maranhão, Câmara Municipal de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado. Pelo Governo do Estado foi agraciado com a comenda Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos, na categoria Garantia do Direito da Pessoa Idosa.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up