Defensor público lança livro abordando finanças para servidores públicos

    Com atuação no Núcleo Regional de Santa Quitéria, o defensor público Jessé Mineiro de Abreu também se dedica à literatura. Em seu livro de estreia, intitulado “Finanças para Servidores Públicos: do vermelho ao azul”, o autor faz uma análise sobre finanças pessoais dos servidores públicos, abordando direito do consumidor, economia comportamental e educação em direitos.

    Lançado recentemente, a publicação já pode ser adquirida na Amazon e na página da Editora Dialética. O livro examina as principais características da mentalidade financeira dos servidores públicos, buscando entender o alto grau de superendividamento dessa categoria de trabalhadores composta de quase 12 milhões de pessoas, no Brasil.

    Nos quadros da Defensoria maranhense desde 2015, o defensor público, que já atuou nos núcleos de Coroatá, Barra do Corda e Chapadinha, disse que há estreita relação entre o trabalho desenvolvido na instituição e sua obra.

    “O livro examina vários prismas do problema do endividamento, tendo destaque a educação em direitos (que consubstancia uma das principais funções institucionais da Defensoria Pública, conforme art. 4o, III, da LC 80/19954), em temas que vão do direito do consumidor ao direito do trabalho. No tocante ao direito do consumidor, a matéria é objeto de atuação dos núcleos regionais do interior e Nudecon que possui atuação específica”, destacou Jessé Mineiro.

    A obra traça um plano de ação para sair das dívidas e começar a investir, tendo melhor qualidade de vida e mais saúde física e mental para servir ao público.

    Segundo o autor, a ideia do livro surgiu após constatar a grande demanda de atendimentos de servidores públicos municipais que estavam com seus salários corroídos por inúmeros empréstimos consignados. Para piorar a situação, o ente público que trabalham descontava as parcelas do salário e não repassava à instituição financeira, o que ensejava inscrição em serviços de proteção ao crédito e cobranças de juros.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up