Cristiane Marques é nomeada defensora pública-geral no Maranhão
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, assinou o ato de nomeação da defensora pública Cristiane Marques como a nova defensora pública-geral do Estado para o biênio 2026/2028. A confirmação do nome da atual 1ª subdefensora-geral para o comando da Defensoria maranhense aconteceu na noite desta quarta-feira (11), no Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo estadual. Prestigiaram a solenidade, o atual defensor-geral Gabriel Furtado, e os defensores públicos Alberto Bastos e Marcus Patrício Monteiro, secretário de Estado das Cidades e secretário adjunto de Monitoramento de Ações Governamentais do Maranhão, respectivamente.
Concorrendo em chapa única, Cristiane Marques foi eleita, no dia 6 de fevereiro, com 178 votos válidos, e tomará posse no cargo no mês de junho deste ano.
“Recebo essa nomeação com profundo senso de responsabilidade e compromisso público. Assumir a Defensoria Pública-Geral do Maranhão é uma honra que carrego com respeito à trajetória da instituição e às pessoas que confiam no nosso trabalho. Iniciaremos um novo ciclo com diálogo, planejamento e foco permanente na ampliação do acesso à justiça em todo o estado”, afirmou.
Com a nomeação, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão inicia um novo ciclo de gestão, mantendo o foco na expansão do atendimento e na interiorização dos serviços, com o objetivo de ampliar o acesso à justiça e a efetivação de direitos para a população maranhense.
“Recebi a nova defensora pública-geral do Maranhão, Cristiane Marques, eleita para o biênio 2026/2028. Desejo que ela tenha uma gestão marcada pelo diálogo, pelo compromisso e pela continuidade dos avanços na garantia de direitos a quem mais precisa. Também agradeço ao defensor-geral Gabriel Furtado, que segue conduzindo a instituição até maio deste ano, quando encerra dois mandatos de total comprometimento com a população vulnerabilizada do nosso estado. Meu reconhecimento pelo trabalho sério e aguerrido à frente dessa instituição. Seguimos firmes, fortalecendo a Defensoria Pública e ampliando o acesso à Justiça”, revelou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Ainda no comando da instituição, o defensor-geral Gabriel Furtado desejou sucesso a Cristiane Marques, agradecendo a parceria nos últimos anos e assegurando a continuidade administrativa e estabilidade institucional. “Cristiane participou ativamente das decisões estruturantes da gestão nos últimos quatro anos e conhece os desafios que ainda teremos pela frente. Tenho confiança de que a instituição seguirá avançando, com dedicação e respeito com a missão constitucional desta Casa”, destacou.
MAIS SOBRE CRISTIANE MARQUES
Cristiane Marques Mendes é natural de Teresina (PI), formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É defensora pública no Maranhão desde 2012.
Titular do Núcleo da Mulher e atualmente 1ª subdefensora-geral do Estado, foi uma das proponentes da Política de Valorização da Maternidade da DPE/MA e idealizou o projeto “Te Alui, Mulher”, premiado pelo RenovaBR 2024.
Recentemente, foi reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação, com participação confirmada na Brazil Conference, nos auditórios de Harvard e do MIT, em março, além de integrar o Columbia Women’s Leadership Network e receber o Prêmio de Inovação J.Ex 2025, na categoria Liderança Exponencial.