Projeto “Eu & Ela” da Defensoria passa por avaliação nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

    O Projeto “Eu & Ela: Repensando o Gênero”, executado pelo Núcleo de Execução Penal (NEP) da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), foi indicado para receber o Selo de Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres, concedido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A indicação reconhece iniciativas com potencial de transformação social e voltadas à prevenção da violência de gênero, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade.

    Como etapa do processo avaliativo, a Defensoria Pública do Maranhão recebe visita técnica de representantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acompanham, presencialmente, a execução das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. A avaliação inclui a análise da metodologia aplicada, do engajamento dos participantes e dos resultados alcançados ao longo das edições anteriores, permitindo uma verificação direta da efetividade da prática.

    Nesta segunda-feira (09), foi realizada uma reunião prévia de apresentação do projeto ao auditor do FBSP, Cauê de Camargo Martins, além de um diálogo inicial com a equipe responsável pela execução do “Eu & Ela”. O encontro teve como objetivo contextualizar a iniciativa, apresentar a metodologia do projeto, a dinâmica dos grupos reflexivos e os dados estatísticos relacionados à sua execução.

    Este primeiro momento foi conduzido pela diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos, Maielle Morais — que também atua como coordenadora geral do projeto —, com apoio da assistente social Yasmin Pereira e da psicóloga Patrícia Oliveira, ambas do NEP, além de outras integrantes da equipe.

    O encontro também contou com a participação das defensoras públicas Isabela Miranda da Silva, com atuação no Núcleo da Mulher da DPE, e Clara Welma Florentino da Silva, do Núcleo Criminal da instituição, bem como da coronel Augusta Andrade, diretora de Segurança Institucional da DPE/MA.

    Imersão — A programação da visita técnica inclui a realização do primeiro grupo reflexivo do novo ciclo de 2026, nesta terça-feira (10), além de encontros de acompanhamento com internos que já participaram de edições anteriores. As atividades permitirão aos avaliadores observar, na prática, a metodologia do projeto e analisar os impactos gerados na promoção da reeducação de gênero e na prevenção da violência.

    A iniciativa utiliza grupos reflexivos e outras atividades pedagógicas para estimular a reflexão crítica sobre masculinidades, relações de gênero, responsabilização e prevenção da violência contra mulheres. A visita técnica representa uma etapa fundamental do processo de avaliação do Selo FBSP, que busca identificar, reconhecer e disseminar iniciativas inovadoras em todo o país.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up