Defensoria do Maranhão reconhece lideranças de Roraima com a Medalha Liberdade

    Em uma cerimônia de reconhecimento e celebração da cidadania, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nessa quinta-feira (13), a entrega da Medalha “Liberdade”, a mais alta honraria da instituição. O evento prestou homenagem a duas personalidades de Roraima com trajetórias notáveis na Defensoria e na vida pública, que contribuem significativamente para o fortalecimento do acesso a direitos e ao combate às desigualdades: o defensor público-geral do Estado de Roraima, Oleno Inácio de Matos, e o deputado federal pelo Estado de Roraima e defensor público, Stélio Dener de Souza Cruz.

    A Medalha “Liberdade” carrega um profundo simbolismo: seu nome faz referência ao bairro Liberdade, em São Luís, o primeiro quilombo urbano da capital maranhense e o maior da América Latina, berço da maior parte da população negra da cidade. A honraria é um reconhecimento às lutas por justiça, liberdade e igualdade social. Os homenageados foram agraciados por suas valiosas contribuições à Defensoria Pública e à sociedade.

    A solenidade foi conduzida pelo defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos (representando o Governador Carlos Brandão), o desembargador José Bernardo Silva (representando o TJMA), a 1ª subdefensora pública-geral do Maranhão, Cristiane Marques, o 2º subdefensor-geral Paulo Costa, o deputado estadual Neto Evangelista, a defensora pública chefe da DPU-MA, Lorena Falcão, entre outras.

    Em seu discurso, o defensor-geral Gabriel Furtado destacou a importância da honraria e o significado das trajetórias dos homenageados. “A Medalha Liberdade representa a luta incansável da Defensoria Pública por garantir dignidade à população. Homenagear Oleno e Stélio é reconhecer o esforço contínuo em expandir o acesso à justiça e fazer ecoar a voz dos que mais precisam. Eles são exemplos de que o compromisso com a causa social transcende fronteiras e cargos. E, apesar de não serem maranhenses, eles são responsáveis por grandes passos da nossa Defensoria do Maranhão e, por isso, estão sendo reconhecidos”, pontuou Gabriel Furtado.

    O defensor público-geral de Roraima, Oleno Inácio de Matos, tem um currículo marcado por diversas atuações. Integrante da Categoria Especial da DPE-RR, presidiu o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Sua experiência de gestão inclui sete mandatos como subdefensor público-geral. Além de sua carreira jurídica, Oleno de Matos atuou como deputado estadual, ocupou o posto de vice-líder do governo na Assembleia Legislativa e foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Roraima, e atualmente integra o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    O deputado federal Stélio Dener de Souza Cruz é defensor público de 2ª categoria, com atuação em comarcas como Rorainópolis e São Luiz do Anauá, e titular junto à 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri. Stélio Dener demonstrou liderança ao ser presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima, e também possui experiência no judiciário, tendo exercido dois mandatos de Juiz Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Ele foi ainda vice-presidente da OAB-RR e ocupou o cargo de defensor público-geral do Estado de Roraima.

    Representando o Governo do Estado, o secretário Alberto Bastos enfatizou o alinhamento das políticas públicas com os valores defendidos pela Defensoria. “É uma honra participar deste momento de justa homenagem. A Defensoria Pública é parceira fundamental na construção de um Maranhão mais justo. Os homenageados refletem o espírito de trabalho e dedicação que as Defensorias buscam para o nosso país, garantindo que a cidadania chegue a todos”, declarou Alberto Bastos.

    Emocionado, o defensor público-geral de Roraima, Oleno Inácio de Matos, expressou sua gratidão e renovou seu compromisso. “Receber a Medalha Liberdade, com toda a sua carga histórica e social, é um dos momentos mais significativos da minha carreira. É um reconhecimento não apenas do meu trabalho, mas da força da Defensoria Pública em Roraima e no Brasil. Esta honraria nos inspira a continuar a luta por um país onde a justiça seja, de fato, para todos”, disse o homenageado.

    Por sua vez, o deputado federal Stélio Dener de Souza Cruz ressaltou a conexão entre a Defensoria e a atuação parlamentar. “Esta medalha sela um elo entre o Maranhão e Roraima, unidos pela causa da Defensoria. Como parlamentar, meu compromisso é levar a voz dos invisíveis para o centro do debate nacional. Ser agraciado com a ‘Liberdade’ é um lembrete de que a nossa missão é inegociável: defender a população hipossuficiente e combater toda forma de desigualdade”, finalizou o deputado federal.

     

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up