DPE/MA abre inscrições para o II Seminário Cannabis, Saúde e Direitos Humanos
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) abriu inscrições para o II Seminário “Cannabis, Saúde e Direitos Humanos: debatendo acesso, cuidado e justiça social”, que será realizado nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30, no Auditório Ada Valentina, na sede da instituição.
Com o objetivo de promover um debate público, técnico e interdisciplinar sobre o uso medicinal da Cannabis sob a perspectiva dos direitos humanos, da saúde e da justiça social, o seminário reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais e membros da Defensoria Pública. A proposta é ampliar o diálogo sobre os desafios legais, científicos e sociais relacionados ao tema e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao cuidado e à inclusão.
A programação contará com painéis temáticos ao longo do dia, abordando temas como pesquisa científica com Cannabis, políticas de drogas e direito à saúde, cultivo e uso medicinal, e saberes tradicionais e anticoloniais sobre plantas de cura.
Entre os participantes confirmados estão nomes de destaque como o deputado estadual Carlos Lula, o desembargador Ronaldo Maciel (TJ/MA), os pesquisadores Ricardo Monteles (UFMA/UFRN) e Péricles Nunes (UEMA), além de lideranças indígenas como Imaira Guajajara e Ana Cleide Akuru Guajajara, e representantes de movimentos sociais e da própria Defensoria Pública.
O evento é aberto ao público, especialmente defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e a comunidade em geral. As inscrições podem ser realizadas pelo site esdpe.ma.def.br. O evento, também, será realizado na modalidade híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Defensoria no YouTube (youtube.com/@DefensoriaMA).
Os participantes que registrarem presença terão direito a certificado de 4h/aula.