Projeto Qualidade de Vida no Trabalho da DPE/MA é premiado pelo Ministério do Meio Ambiente
A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) conquistou, nesta quinta-feira (28), o seu 2º ‘Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)’, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade das instituições públicas do país.
A solenidade de premiação ocorreu durante o Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, realizado em Brasília. Desta vez, a DPE/MA garantiu o 2° lugar no 10º Prêmio A3P na categoria 'Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho', cuja condecoração foi recebida em mãos pelo defensor-geral Gabriel Furtado e pela 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques durante o evento.
A iniciativa reconheceu o bem-estar promovido a defensores e colaboradores, através do programa institucional de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pela prática de atividades que incluem ginástica laboral, fisioterapia, atendimento psicológico, formação educacional, espaços de acolhimento materno (cantinhos de amamentação), festividades em datas comemorativas, Café com Vida (confraternização e comemoração para aniversariantes do mês), sessões de cinema, vacinação, competições esportivas e muitas outras.
“Esta premiação é um reconhecimento do compromisso da Defensoria Pública em valorizar a qualidade de vida dos nossos servidores. Reitero sempre que investir no bem-estar dos nossos colaboradores é investir na excelência do serviço público”, defendeu Gabriel Furtado.
Nesta edição do prêmio, a Defensoria Maranhense foi finalista, competindo com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
“Estamos muito felizes porque o reconhecimento do A3P reflete toda nossa dedicação em criar um ambiente de trabalho saudável e motivador. Valorizar nossos servidores é fundamental para garantir que eles possam oferecer o melhor serviço à sociedade maranhense, sempre”, completou Cristiane Marques.
Esta é a 2ª vez que a DPE/MA é reconhecida pelas boas práticas de sustentabilidade no programa A3P. Em 2020, a instituição também garantiu o 2° lugar na 8ª edição na categoria Inovação na Gestão Pública, com o projeto arrojado dos Econúcleos, que foi vencedor, ainda, do prêmio nacional ‘Elas na Construção’, promovido pela Latam no Congresso Steel Frame e Construção Industrializada, em 2023.
Em outubro deste ano, o case de sucesso nacional dos Econúcleos teve seu maior grau de reconhecimento, por serem unidades ecológicas que agregam sustentabilidade, inovação e responsabilidade social. A DPE-MA cedeu os direitos autorais do projeto arquitetônico a pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para serem replicados em todo o país, expandindo, desta forma, o acesso gratuito à justiça por meio do programa nacional ‘Defensoria em Todos os Cantos’.
Sobre o A3P
O Prêmio A3P reconhece e promove iniciativas socioambientais exitosas, incentivando sua replicação e destacando o mérito dos órgãos públicos na implementação de práticas sustentáveis. Além disso, o programa valoriza, compartilha e impulsiona a inovação e a eficiência na administração pública.
Fotos: Leonardo Ferreira