DPE/MA conclui atividades do Festival da Consciência Negra com debates e atendimento à população
O II Festival da Consciência Negra 2025: Um Encontro com a Justiça, a Cultura e a Cidadania, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 19, e o último dia foi simplesmente imperdível. Com atividades que uniram conhecimento, cidadania e muito debate, o Festival cumpriu sua missão de ser um marco na luta contra o racismo e pela igualdade racial. Iniciado na última segunda-feira (17), Festival teve o objetivo de promover um amplo debate, integrar ações de educação em direitos, atendimento jurídico especializado e valorizar a cultura afro-brasileira e maranhense foi plenamente alcançado.
O encerramento começou com um convite irrecusável para quem ama as palavras, a Oficina de Escrita: "Narrar sem medo: Consciência e Negritude". Comandada pela defensora pública e escritora Lindevania Martins, a oficina foi um verdadeiro despertar. Os participantes foram desafiados a encarar seus medos e desbloquear a escrita, pensando de forma mais ampla e inclusiva. Lindevania, com sua experiência, mostrou que a escrita pode ser uma poderosa ferramenta de expressão da consciência e da negritude. Foi um momento de reflexão profunda e muita inspiração para tirar as ideias do papel!
E como cidadania se faz com ação, a Carreta dos Direitos da DPE/MA, do Projeto de Inclusão e Cidadania sobre Rodas, estacionou em um lugar especial: o bairro da Liberdade, conhecido como o maior quilombo urbano da América Latina. A unidade móvel da Defensoria fez a diferença na vida de centenas de pessoas, realizando atendimentos essenciais, como solicitação de documentação e orientação jurídica. É a DPE/MA levando a Justiça para perto de quem mais precisa!
Para fechar o Festival, nada melhor do que uma discussão de peso! A Roda de Conversa: "Direitos Humanos e Combate ao Racismo: Experiências e Desafios na Prática" reuniu vozes importantes para um debate franco e construtivo. Mediado pelo defensor público Fabio Carvalho, titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA, o encontro contou com a participação de Vanessa Rodrigues, integrante da Ouvidora-Geral da DPE; iyálorisà Jô Brandão, diretora executiva do Coletivo Dan Eji; Lissandra Leite, oficial de Programas Unicef.