Defensoria Pública do Maranhão abre o MaraDefs, maior evento de conexão entre a instituição e a sociedade
Em uma iniciativa inédita e grandiosa, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) deu o pontapé dos trabalhos do MaraDefs, um evento que promete movimentar todas as regiões do estado até o dia 24 de maio com uma extensa programação de ações voltadas à cidadania, saúde, cultura e inclusão social. A abertura oficial aconteceu na emblemática Praça das Mercês, no coração do Centro Histórico de São Luís, marcando o início de uma semana intensa de atividades em prol da população maranhense.
A solenidade de abertura contou com a presença do defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, o secretário estadual de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, representando o governador Carlos Brandão, e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. O evento também celebrou o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado nesta segunda, 19 de maio, reforçando o papel essencial da instituição na garantia do acesso à justiça para os mais vulneráveis.
Com o apoio fundamental dos Núcleos Regionais da Defensoria Pública, o MaraDefs levará mais de 240 ações para diversas localidades do Maranhão. Na Praça das Mercês, ponto central da abertura, está estacionada a Carreta dos Direitos da DPE, oferecendo uma variedade de serviços à população.
"O MaraDefs é uma mobilização em favor dos direitos da população maranhense. Durante uma semana inteira, queremos promover ações inclusivas e transformadoras, reforçando nosso compromisso com o acesso à justiça para quem mais precisa. Esse é o maior movimento de conexão entre a Defensoria Pública e a sociedade civil que já realizamos em toda a história da Defensoria no Maranhão " declarou o defensor público-geral, Gabriel Furtado, durante a abertura.
O evento representa um marco na atuação da Defensoria Pública do Maranhão, expandindo seu alcance e intensificando o diálogo com a comunidade. Ao longo desta semana, o MaraDefs se consolidará como um importante catalisador de direitos e um espaço de promoção da cidadania em todo o estado.