DPE leva projeto 'Eu & Ela: Repensando o Gênero' a estudantes de Imperatriz

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) concluiu, nesta quinta-feira (27), no Centro Educa Mais Mourão Rangel, em Imperatriz, mais uma edição do projeto "Eu & Ela: Repensando o Gênero". A iniciativa, promovida ao longo de todo o mês de março, teve como base a temática proposta pela ONU: "Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento". Durante esse período, os alunos participaram de rodas de conversa, onde puderam debater e refletir sobre questões relacionadas à igualdade de gênero e ao combate à violência contra a mulher.

    Durante o evento de encerramento, os alunos do 3º ano do ensino médio realizaram apresentações artísticas e receberam certificados de participação. A cerimônia contou com a presença do defensor público João Paulo Aguiar, que coordenador do Núcleo Regional da DPE de Imperatriz, a defensora pública Nívea Viegas, a promotora da mulher Gabriele Gadelha, a psicóloga Iana Freitas e as assistentes sociais Yasmin Pereira e Maria dos Reis Silva, além da diretora da escola, Iracilda Mesquita Parente.

    O defensor João Paulo Aguiar enfatizou a relevância do envolvimento da Defensoria Pública na promoção dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. "A Defensoria tem um papel essencial na defesa dos direitos das mulheres e na educação de jovens sobre o tema. Projetos como este impactam significativamente a formação de uma nova geração mais consciente e preparada para enfrentar desigualdades e violências", afirmou.

    A promotora Gabriele Gadelha abordou os diferentes tipos de violência contra a mulher e destacou a importância de iniciativas preventivas. "A conscientização é fundamental para transformar a realidade. Informar e educar os jovens é um caminho para reduzir os índices de violência", pontuou.

    A diretora Iracilda Mesquita Parente celebrou a parceria e reforçou a importância da continuidade dessas iniciativas. "Projetos como este enriquecem a formação dos nossos alunos e proporcionam um espaço seguro para debates necessários. Esperamos que essa colaboração continue e inspire novas ações", disse.

    Representando os alunos, Hellen Victoria Silva Mendes compartilhou sua experiência com o projeto. "Aprendemos sobre respeito, sobre como reconhecer sinais de violência e como agir. Foi um aprendizado que levaremos para a vida toda", declarou.

    Com mais de um ano de existência na cidade, o Projeto "Eu & Ela" já foi realizado em três escolas de Imperatriz. Os organizadores pretendem expandir a iniciativa para outras instituições de ensino, ampliando o alcance da conscientização e prevenção da violência de gênero na região.

    Sobre o Projeto 'Eu & Ela' O projeto em Imperatriz/MA resulta de um convênio firmado em 2023 entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Acesso à Justiça (SAJU), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (@mjspgov). Sua proposta é instituir uma prática social e educativa voltada à reeducação em gênero e ao combate à violência contra a mulher, tanto nas unidades prisionais quanto nas escolas públicas do município.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up